Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Prefeitura de Recife acaba de implementar o passaporte gay #boato

Prefeitura de Recife acaba de implementar o passaporte gay #boato

Prefeitura de Recife acaba de implementar o passaporte gay, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois do passaporte sanitário, a prefeitura de Recife irá inaugurar o passaporte gay para restringir entrada a competição para homossexuais. 

Entre as notícias e boatos que circulam por aí, não é difícil encontrar conteúdos homofóbicos, sejam noticiando casos de violência e homofobia, como no caso do senador Fabiano Contarato que foi vítima de homofobia na CPI da Covid, ou em fake news que reforçam o preconceito contra a população LGBTQIA+. O texto de hoje não foge a regra e, mais um vez, chegamos aqui no Boatos.org para desmentir uma fake news que viralizou graças ao preconceito.

A história aponta que será implementado o passaporte gay em Recife. No vídeo, uma casal conta que o passaporte gay será inaugurado na primeira edição dos Jogos do Orgulho e explica que os jogos possuem algumas exigências como a que os líderes dos times e 50% dos participantes sejam LGBTQIA+. No vídeo, o casal questiona como os participantes seriam identificados e sugere que seria por meio do passaporte gay. Ao fim do vídeo, o sujeito também cita um suposto texto do jornalista e escritor Arnaldo Jabor. Leia o que diz a mensagem e a transcrição do vídeo:

O PASSAPORTE GAY VEM AÍ… Depois do Passaporte da Vacina para Pernambuco, Recife irá inaugurar o Passaporte Gay na Primeira edição dos Jogos do “Orgulho”. Os times terão que ter, obrigatoriamente, metade dos jovens LGBT+deAaZ, e o líder da equipe tem que ser Gay. “Ah, Pernambuco, terra de tantas belezas, conquistas históricas, e tantas batalhas, onde foi que erramos?” 

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Minha gente depois do absurdo do passaporte sanitário do PSB aqui no estado de Pernambuco. Agora uma novidade no Recife: o passaporte gay. Olha aqui a notícia: prefeitura realiza 1ª edição dos Jogos do Orgulho. Esses jogos serão realizados lá no Geralzão. […]

Minha gente isso aí é mesmo muita forçação de barra. Minha gente e vem tudo vestido numa bandeira de combate ao preconceito, mas o que nos podemos perceber nas entrelinhas disso tudo é uma verdadeira forçação de barra a homossexualidade e fica a pergunta no ar que até você pode ajudar. […]

Eu separei aqui um texto do jornalista e escritor Arnaldo Jabor e olha só o que ele diz: antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal. Eu vou embora antes que passe a ser obrigatório. Fica a reflexão. Que Deus tenha misericórdia de nós. E que Deus abençoe a juventude do nosso Brasil. 

Prefeitura de Recife acaba de implementar o passaporte gay?

O vídeo viralizou e fez com que muitos usuários ficassem “indignados” com a proposta dos jogos e do passaporte gay. Mas a verdade é que a história não é bem assim, começando pelo tal passaporte que sequer existe.

O primeiro indício que nos fez suspeitar da história está no próprio histórico de boatos sobre grupos  LGBTQI +. Por aqui, no Boatos.org, já apareceram histórias envolvendo kit gay, personalidades famosas e beijo gay infantil.

Ao bater o olho no vídeo, um detalhe nos chamou atenção: pela própria argumentação dos personagens é possível perceber que o passaporte gay sequer existe. Na verdade, o único fato verídico é a competição que, de fato, existe, como mostra essa notícia do Diário de Pernambuco.

Pois bem, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv) realizará a primeira edição dos Jogos do Orgulho, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). A iniciativa, promovida em parceria com as secretarias de Direitos Humanos, Mulher, Esportes e Saúde, pretende reforçar o compromisso do município com a garantia do acesso democrático dos jovens ao esporte e ao lazer. Ou seja, até aqui nada de passaporte.

Parece óbvia, mas existe uma explicação para a realização dos jogos e das suas regras. Primeiro para garantir o direito dos jovens ao lazer e esporte, o que é previsto no Estatuto da Juventude e no Plano Municipal da Juventude, os Jogos do Orgulho pretendem promover a inclusão ativa dos jovens LGBTQI+ nas práticas esportivas comunitárias.

Vale dizer que é uma ilação falar que se trata de um “passaporte gay”. Isso porque tem-se a ideia de que há uma restrição para “não-gays” no evento. Mas como é dito na própria divulgação a competição é aberta ao público e também é possível que não-gays participem. Na prática, o que temos é apenas uma regra de inclusão, que pede que líderes e 50% dos participantes dos jogos sejam da população LGBTQI+.

Por sinal, a Prefeitura de Recife em nenhum momento disse que isso seria uma regra para todos os campeonatos ou que se trata de um passaporte gay, na verdade, é só uma iniciativa que promoverá a inclusão de jovens LGBTQI+ no esporte, já que para alguns isso ainda é um tabu. Quem não quiser ir porque não suporta gays, é só passar longe do local.

Por fim, mas não menos importante. No vídeo, o sujeito cita um texto do escritor e jornalista Arnaldo Jabor, que na realidade nunca foi escrito por ele. No artigo “há um sub-eu rolando na Internet”, publicado pelo jornalista no Jornal O Tempo, ele cita o texto informando que nunca escreveu e que “não ia escrever uma bobagem dessas”.

Resumindo: a Prefeitura de Recife não acaba de implementar o passaporte gay. Isso porque o que existe é apenas uma iniciativa para inclusão de jovens LGBTQI+ no esporte e que também não quer dizer que trata-se de forçação de barra ou uma ditadura gay, como muitos insistem em acreditar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso