Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Prefeitura de Nova Tóquio envenena mil cães e matará mais 2 mil #boato

Prefeitura de Nova Tóquio envenena mil cães e matará mais 2 mil #boato

Boato – Em ação de limpeza da cidade, prefeitura de Nova Tóquio matou mais de mil cães envenenados e determinou que irá matar mais 2 mil.

O ativismo em prol dos direitos e bons tratos dos animais tem se destacado nas últimas décadas. Com quase 20 anos de século XXI, bastante ações em favor dos animais têm ganhado os holofotes, seja na imprensa ou claro, nas redes sociais.

A comoção da internet sobre a morte do leão Cécil é um bom exemplo disso. Ou, ainda, as tantas correntes que todos os dias surgem nas timelines sobre a adoção de cães e gatos de rua, sobre os maus tratos a aves de corte, a crueldade de se utilizar penas de avestruz no Carnaval, a estola de couro, as rinhas de pitbulls…

Recentemente, a notícia que está causando revolta na internet fala sobre o cruel assassinato de muitos cães. Segundo a história que foi publicada na internet e que vem sendo compartilhada no WhatsApp, a prefeitura de Nova Tóquio envenenou mais de mil cães e determinou que vai matar mais 2 mil animais. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

[…] Mais de mil cãe de rua foram envenenados por servidores públicos da prefeitura de Nova Tóquio, depois de denúncia que os cachorros haviam mordido crianças e mulheres.

Um total de 1050 cães foram sacrificados neste que é apenas a primeira fase da operação na cidade, da operação, que tem previsão de matar outros 2000 cachorros.

Não tendo como esconder o caso: visto que já se espalhou pela internet e redes sociais, Renan Hasinsk, assumiu que é verdade, ele ocupa o cargo de presidente da jurisdição municipal e defende o programa de extermínio de cães dizendo que as autoridades receberam uma onda de críticas sobre as mordidas dos animais de rua e que não tem nada demais nas mortes, por são só animais irracionais.

A operação é piloto – outras que serão adotadas em todo país como forma de controle em áreas urbanas, disse o secretario responsável e que existe uma clausula na lei que permite tal ações […]

Prefeitura de Nova Tóquio envenenou mais de mil cães e vai envenenar mais 2 mil?

Mesmo que essa história esteja ganhando destaque e que a foto dos cachorros mortos esteja bombando no WhatsApp, o que não sabem é que estão compartilhando uma notícia errada. Vamos entender.

Primeiramente não existe uma cidade chamada Nova Tóquio. O que há é um distrito assim chamado que pertence à cidade paranaense de Ibaiti. Depois, não foi em Nova Tóquio que mais de mil cães foram envenenados. A ação ocorreu em Karachi, no Paquistão, quando em agosto de 2016 a prefeitura de fato usou pastilhas em pedaços de frango e carne para envenenar os cachorros de rua. A foto que tem sido utilizada para ilustrar essa mentira é de lá e não de uma cidade brasileira.

Como se não bastasse terem errado não só a cidade, o país e o continente da ação contra os cães, a balela também inventa informações além de distorcê-las. Por exemplo, procuramos pelo nome “Renan Hasinsk” e o Google foi capaz de encontrar apenas 8 resultados, todos eles são republicações dessa tal notícia de Nova Tóquio. Estranho, não?

Também não encontramos nenhuma informação sobre o envenenamento de cães no Brasil (já sabemos por quê) e muito menos notícias de que esse processo será implementado em outros centros urbanos. Não duvidem, uma ação tão polêmica seria pauta na imprensa, como aconteceu quando o caso ocorreu no Paquistão.

Por fim, procuramos por uma legislação que permitisse o sacrifício de animais de rua como citado no texto. Nas buscas, encontramos que o município de Quaraí, no Rio Grande do Sul aprovou na câmara dos vereados uma lei municipal que define o sacrifício de animais abandonados e prevê até multa para quem alimentá-los na rua.O Ministério Público e ativistas afirmaram, porém, que a decisão é inconstitucional por que  as legislações federal e estadual proíbem o extermínio de cães e gatos. Ou seja, na verdade não é permitido por lei.

Para finalizar, o mesmo site que disseminou essa mentirada tem se tornado recorrente aqui no Boatos.org. Lembram-se da história do político engolido por uma cobra? Ou do suposto desabafo do Moro sobre o fim da Lava Jato? Pois bem “tudo farinha do mesmo saco”.

Resumindo, o caso dos mais de mil cães envenenados não ocorreu no Brasil e não existe projeto piloto ou lei que preveja esse tipo de ação. É tudo boato e informação errada mesmo.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.