Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ponte Rio-Niterói está em corrosão e prestes a cair, mostram fotos #boato

Ponte Rio-Niterói está em corrosão e prestes a cair, mostram fotos #boato

Boato – Alerta aponta que ponte Rio-Niterói está prestes a cair e diz que o Rio de Janeiro está abandonado. Fotos com a ponte em corrosão provam isso. 

Na última semana, uma tragédia abalou a Itália. A queda da ponte Morandi na cidade de Gênova fez 42 pessoas (até o momento) perderem a vida e outras tantas ficarem com medo de passar por pontes. A tragédia na Europa teve efeitos no Brasil. Mais exatamente no Rio de Janeiro. O motivo está em um alerta que aponta que a ponte Rio-Niterói estaria prestes a cair.

O alerta, viral no Facebook e WhatsApp, aponta que a ponte Rio-Niterói está em corrosão e prestes a cair. Fotos seriam a prova do risco que os cariocas estão correndo. Uma mensagem que diz que “o Rio está abandonado” e que “o governo do Rio está acéfalo” reforça o medo. Em outra versão, a mensagem compara as condições da ponte de Gênova, que desabou na Itália, à ponte Rio-Niterói. Leia o que dizem as mensagens:

Versão 1: Está é a Ponte Rio-Niteroi…É por ela que você transita, diariamente…Como repete o Xexeo, “O Rio está abandonado!” Isto é: os Cariocas estamos abandonados!!! O governo do Rio está acéfalo! E o governo federal, responsável por essas cirrosis não tratadas, idem bidem!!! Versão 2: A propósito da ponte de Gênova, na Itália, que caiu recentemente, aí estão fotos da nossa ponte Rio-Niterói. Recebido pelo whatsapp (Estão dizendo que essa ponte não é a nossa Rio-Niterói. Tomara. Pobre de quem usa essa.)

Fotos provam que a ponte Rio-Niterói está em corrosão e prestes a cair?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O desabamento da ponte na Itália deixou muita gente impressionada e fez o compartilhamento das imagens crescer na web. Mas não é verdade que a ponte Rio-Niterói está prestes a cair. Se você ainda não entendeu o porquê, continue lendo.

O primeiro ponto que nos leva a crer que se trata de boato está no fato de que a mensagem segue o enredo clássico de balelas online: cheio de informações vagas (sequer diz quando as imagens foram registradas), alarmista, possui erros ortográficos e não cita fontes confiáveis. Como se não bastasse isso, temos o fato da ponte já ter sido alvo de diversos boatos na internet. Aqui, no Boatos.org, surgiram versões em 2014, 2015 e 2017.

Pois bem, as suspeitas se tornam realidade quando buscamos pela origem das imagens. Isso porque boa parte das fotos compartilhadas são da ponte Pedro Ivo Campos, localizada em Florianópolis, Santa Catarina. As fotos foram registradas em 2011, quando a ponte passou por uma inspeção técnica para identificar problemas estruturais.

Por sinal, a “pior imagem”, onde há uma grande rachadura na estrutura, nem é do Brasil. Na verdade, a imagem é uma imagem “genérica” sobre rachaduras. A foto já foi utilizada para ilustrar diversos casos diferentes. Não sabemos onde é exatamente, mas sabemos que não é a ponte Rio-Niterói.

Resumindo: não é verdade que a ponte Rio-Niterói está em corrosão e prestes a cair. As imagens são antigas e nada têm a ver com o Rio de Janeiro. Ah, antes que eu esqueça: a história não é nova e assim como as outras vezes é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.