Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Polícia Civil entra em orfanato abandonado em Rosana (SP) e encontra fantasma assustador, mostra vídeo #boato

Polícia Civil entra em orfanato abandonado em Rosana (SP) e encontra fantasma assustador, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra momento em que a Polícia Civil entrou em um orfanato abandonado na cidade de Rosana (SP). Porta começou a bater sozinha e um fantasma assustador foi encontrado.

Nos últimos tempos, temas como a política no Brasil e a pandemia da Covid-19 têm dominado as pautas de sites de checagem. Com isso, boatos de “coisas sobrenaturais” (algo muito popular outrora) têm sido cada vez mais raros. Raros, mas não extintos. A prova disso está na história de hoje que trata de uma suposta incursão da “Polícia Civil em um orfanato da cidade de Rosana (SP).

De acordo com mensagens online, acompanhadas de um vídeo de homens entrando em uma casa abandonada e presenciando portas batendo, gavetas abrindo e criaturas estranhas, a Polícia Civil foi fazer uma “incursão” em um orfanato abandonado (em algumas versões, é dito que é um hospital psiquiátrico) e encontrou “coisas assustadoras”. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: Policia civil faz incursão em antigo orfanato atras de fugitivos da justiça em Rosana SP, eles vêem algo assustador Versão 2: Policia civil faz incursão em antigo hospital psiquiatrico atras de fugitivos da justiça em Rosana SP, eles vêem algo assustador. Versão 3: Segundo informações polícia civil de Rosana SP foi vistoriar um orfanato abandonado e saíram correndo do local,é assustador

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vídeo mostra Polícia Civil entrando em orfanato abandonado em Rosana (SP) e encontrando fantasma assustador?

A história se espalhou por aí e deixou muita gente curiosa. Por isso mesmo, estamos aqui para falar que nem se trata de uma incursão da Polícia Civil, nem de um orfanato em Rosana (SP) e tampouco há algo sobrenatural na filmagem. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem já nos causou muitas desconfianças. Isso porque, assim como boa parte das fake news que circulam por aí, ela é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, esse não é o primeiro “vídeo sobrenatural” que, na realidade, se mostra falso. Já desmentimos (entre uma pauta política, uma de saúde e outras) notícias falsas, por exemplo, de fantasmas em cemitérios, em delegacias, em shoppings e no IML.

O enredo, as características da mensagem e o histórico nos fizeram prestar atenção em alguns detalhes. O primeiro, que derruba a tese de que são “policiais civis” está em um trecho no qual o sujeito vê uma gaveta abrindo e dispara com uma arma de air soft (bolinhas). Vamos convir que policiais civis não iriam atrás de bandidos com esse tipo de arma.

A coisa não para por aí. Com ajuda da nossa repórter Kyene Becker, achamos a origem do vídeo em questão. Na realidade, ele não tem nada a ver com orfanato ou com a cidade de Rosana (SP). O vídeo é de um youtuber chamado Baiano Vicente, de Manaus (AM). O vídeo em questão está com o título “Espirito da Santa Casa de Misericordia em Manaus”. Assista ao trecho em questão.

É importante citar que vídeos “sobrenaturais” de adolescentes fazendo “incursões” em locais abandonados são muito comuns na internet. O próprio Baiano Vicente já publicou alguns desses vídeos. Todos fictícios e com “efeitos especiais” incríveis. A própria porta “batendo” usa uma “tecnologia incrível”: barbante na porta. Fizemos um print de um trecho para vocês verem.

Resumindo: a história que aponta que a Polícia Civil encontrou um fantasma em um orfanato na cidade de Rosana (SP) é falsa. Nem se trata de um vídeo de policiais, nem de orfanato abandonado tampouco de um “fantasma real”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK