Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Polícia do Ceará atira em surfistas na praia do Futuro a mando de Camilo Santana #boato

Polícia do Ceará atira em surfistas na praia do Futuro a mando de Camilo Santana #boato

Polícia do Ceará atira em surfistas na praia do Futuro a mando de Camilo Santana, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra polícia do Ceará atirando em um surfista, na praia do Futuro, em Fortaleza, a mando do governador Camilo Santana.

No Ceará, o número de infectados pela Covid-19 já chega quase a 38 mil pessoas. Enquanto isso, o número de mortos é de quase 3 mil pessoas. Porém, o Ceará tem registrado dados estáveis e, com isso, boas notícias.

Após um lockdown de várias semanas, o Ceará conseguiu diminuir a taxa de contágio e hoje é o único estado do Brasil a manter uma taxa inferior a 1. Com isso, o estado já planeja reabrir algumas atividades, mas já mandou avisar que as restrições à circulação de pessoas segue no Ceará.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o governo estadual estaria agindo de forma bastante rígida em relação ao assunto. Segundo a publicação, a polícia do Ceará teria atirado em um surfista que, por sua vez, teria quebrado a quarentena na praia do Futuro, em Fortaleza (CE). Toda a ação teria sido registrada em um vídeo que está circulando junto com a publicação e teria sido ordenada pelo governador Camilo Santana. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Praia do Futuro, no Ceará! PM dando tiros em um surfista para “protegê-lo” do Covid-19 a mando do governador petista Camilo Santana! Isso é Brasi, gente!”. Versão 2: “Fortaleza. Praia do futuro. PM atira em surfista, e o governador diz que o PM atirou por conta própria. Esse é o Camilo Santana, viu policiais???”. Versão 3: “Eu só posso acreditar que a Polícia do Ceará enlouqueceu de vez por causa dessa quarentena!”. Versão 4: “Policial atirando em surfista é ou não é abuso de autoridade. Botem mais esse crime na conta de Camilo Satanás do Ceará”.

Polícia do Ceará atirou em surfistas na praia do Futuro a mando de Camilo Santana?

A informação viralizou nas redes sociais e causou indignação entre moradores de todo o estado. Mas será que essa história de que a polícia do Ceará teria atirado em um surfista que furou a quarentena na praia do Futuro, em Fortaleza (CE), a mando do governador Camilo Santana é real? Não!

Vamos aos detalhes! Ao ler a publicação, logo de cara ficamos desconfiados. Tudo porque ela apresenta diversas características de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, as histórias sobre violência em supostos casos de quebra de quarentena não são novidade. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o dono de um lava jato teria morrido após ser confrontado pela Guarda Civil ao não respeitar a quarentena. Também a que indicava que a PM de São Paulo teria obedecido ordens de João Doria e agredido um idoso que não respeitou o isolamento social e, por fim, a que apontava que policiais da Turquia estariam batendo na população para garantir o isolamento social.

Pois bem, resolvemos, então, ir atrás de mais detalhes sobre essa história. Não encontramos nada que pudesse embasar toda a teoria. Porém, descobrimos que o próprio governo do Ceará (que possui uma seção de checagem sobre o novo coronavírus em seu site oficial) desmentiu a informação.

De acordo com a nota, o caso teria ocorrido no final de março, em Playa Hermosa, na província de Guanacaste, na Costa Rica. Segundo o surfista Noe Mar McGonagle, que já havia sido preso na mesma praia por surfar durante a quarentena e presenciou o ocorrido, os surfistas estavam proibidos de frequentar a praia e surfar naquele momento. De acordo com ele, o surfista que aparece correndo estava tentando surfar quando foi surpreendido pelos policiais, que dispararam em seguida.

Em resumo: a história que diz que policiais do Ceará atiraram contra um surfista, na praia do Futuro, a mando do governador Camilo Santana é falsa! O caso, na verdade, ocorreu na Costa Rica, no final de março, durante a quarentena no país. Ou seja, a situação não foi no Brasil e muito menos a mando do governador Camilo Santana. A história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp