Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Placa do seu carro é utilizada como isca para bandidos realizarem assaltos #boato

Placa do seu carro é utilizada como isca para bandidos realizarem assaltos #boato

Placa do seu carro é utilizada como isca para bandidos realizarem assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Assaltantes criaram uma nova forma de roubo de carros. Nesta modalidade, a placa do seu carro é utilizada como isca para bandidos realizarem assaltos, sequestros etc. Fique alerta.

O ano de 2020 chegou e boatos antigos continuam viralizando com força por aí. Hoje, vamos falar de mais um deles. O assunto em questão é segurança pública e essa história foi desmentida originalmente lá em janeiro de 2017.

De acordo com um texto que insiste em viralizar na internet, bandidos encontraram o que é chamado de “nova forma de roubo”. A mensagem aponta que meliantes estão furtando placas de carro para que elas sejam usadas como isca para roubo de veículos, sequestros e outras atrocidades. Leia a mensagem que circula online:

*PLACA DO SEU CARRO* LEIA URGENTE!!! Quem não tem carro passe para os amigos que têm. > Placa do seu Carro mostrada por quem está em outro veículo ultrapassando.. *A T E N Ç Ã O* ALERTA PARA TODOS. NOVA FORMA DE ROUBO A imaginação dos marginais não tem limites…

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Os criminosos esperam num estacionamento, e depois de você sair do carro, tiram sua placa, assim não tocam o alarme e ficam à espera. Depois, te seguem, te ultrapassam e mostram a placa pela janela, como se ela se tivesse desprendido do teu carro. Talvez você fique surpreso ao reconhecer a tua placa e sem desconfiar porque acha que ela caiu, resolve parar para recuperá-la e agradecer a quem tão “generosamente” deseja devolver a placa que você nem reparou que tinha caído…

Parar é tudo o que eles querem que você faça. Aí já é tarde demais e terá sorte se não for violentamente tratado, raptado, ferido ou morto.. *Não pare… e por qualquer motivo que seja, nunca pare!* Uma placa não é nada, comparada com a sua integridade física, principalmente a sua vida! Pense no que poderá acontecer, antes de agir. Os criminosos são espertos e podem ser extremamente violentos quando querem conseguir alguma coisa. *ATENÇÃO!* Este golpe está acontecendo em diversas localidades do país. Repassem Não custa nada Alertar!!

Placa do seu carro é utilizada como isca para bandidos realizarem assaltos?

O tal alerta se espalhou por aí com muita força e deixou muitos motoristas preocupados. Mas será mesmo que essa história de placa de carro como isca para assaltos é real e merece esse alarde todo? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Esse é mais um daqueles casos clássicos de boatos online. Como falamos anteriormente, a tal história foi desmentida em 2017 aqui no Boatos.org, mas, de acordo com apuração da época, circulava na internet desde o início dos anos 2000.

Essa informação nos faz chegar a duas conclusões: a primeira é que, se o golpe fosse real, ele não poderia ser chamado “nova modalidade de roubo”. A segunda é que, se o golpe fosse real, já haveríamos muitos relatos de assaltos dessa natureza. E aí que encontramos o primeiro erro na história.

Ao procurar por casos de pessoas roubadas após os bandidos roubarem as placas dos carros e “tentarem devolvê-las”, chegamos ao incrível número de zero casos. Isso mesmo: a mensagem que aponta que “bandidos estão realizando o golpe da placa” é comprovada por zero casos.

Vale dizer que o texto em questão tem o que chamamos de “pacote completo” dos boatos da internet. Ele é vago (não fala sequer em datas, locais ou dá exemplos), alarmista (com direito à palavra alerta), com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Com tantas características de fake news, não é de se estranhar que ele é um “case de sucesso”.

Vale dizer que esse tipo de alerta falso que apela para a “criatividade dos bandidos” não é incomum na internet. Já falamos aqui no Boatos.org, por exemplo, da história que aponta ladrões estão atirando ovos nos para-brisas de carros para assaltar, do roubo com a “criança ou idoso” como isca e tantos outros.

Em comum entre estes casos com uma história como a de hoje está o fato de que, para os bandidos é muito mais fácil se aproveitar de uma oportunidade (por exemplo uma pessoa desprotegida em um local ermo) do que planejar tudo isso.

Resumindo: a história que aponta que ladrões estão usando placas de carros como isca para realizar assaltos é falso. Até 2017 não havia qualquer relato sobre esse tipo de assalto (com exceção do texto do boato). Em 2020, o tabu continua mantido.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u
Marcações: