Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Pescador é atacado por onça enquanto filmava rio e acaba muito ferido #boato

Pescador é atacado por onça enquanto filmava rio e acaba muito ferido #boato

Pescador é atacado por onça enquanto filmava rio e acaba muito ferido, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que um pescador foi surpreendido por uma onça enquanto filmava uma pescaria em Mato Grosso. Ele acabou com o rosto muito ferido.

Já ouviu falar que história de pescador não é para ser acreditada cegamente? E quando a história do pescador é aumentada “um cadinho” por quem deveria informar? Aí o jeito é fazer uma checagem aqui no Boatos.org. Foi o que aconteceu com uma história que aponta que um pescador foi surpreendido por uma onça.

As imagens são claras. O homem está na beira de um rio enquanto filma a paisagem. Quando ele se filma, flagra uma suposta onça na espreita. A partir daí, o pescador fala um palavrão e o vídeo é encerrado. Dá uma olhada nele aí:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou muito para o vídeo viralizar no WhatsApp e deixar muita gente impressionada. Não demorou também para muita gente atribuir um “final” para o caso. Teve gente que falou que o homem ficou com o rosto dilacerado, teve gente que falou que ele morreu e teve gente que até fez o meme dos dançarinos do caixão. Leia algumas da histórias que circularam por aí (algumas foram até publicadas por sites do interior do Brasil):

Versão 1: Onça ataca homem ainda não indentificado e faz um estrago … Ainda não se sabe se veio à óbito. Farei uma investigação e postarei aqui na página . Nao consegui postar as fotos aqui … Não sei o porquê … Mas irei postar no comentário as duas fotos… Uma falando do acontecido e outra mostrando exato momento que ele vê a onça pela câmera do celular.

Versão 2: HOMEM É ATACADO POR ONÇA NO MT E GRAVA POR ACIDENTE O vídeo registrado em maio de 2019, de um homem que foi atacado por uma onça em uma fazenda na região do Pantanal, em Cáceres (220 quilômetros de Cuiabá), voltou a repercutir nas redes sociais nesta semana. Nas imagens é possível ver o homem à beira de um lago, segundo antes de ser atacado pelo animal.

Um homem, que não teve o nome divulgado, teve seu rosto e algumas partes do corpo dilacerados durante o ataque, segundo uma reportagem da época. De acordo com as informações, ele precisou ser socorrido com urgência ao Pronto-Socorro devido a gravidade dos ferimentos. Ele precisou passar por reconstrução da face e outras partes afetadas. Ainda conforme a reportagem, não se soube como ficou o estado de saúde da vítima.

O vídeo é bastante intrigante e perturbador, pois mostra o rapaz gravando um vídeo do local em que ele estava. “Pescando um peixinho aqui, no meio do mato. Mata fechada”, diz ele nas imagens. Em seguida, após mostrar as águas e a vegetação em sua frente, quando ele volta a se gravar, percebe o animal atrás dele, em posição de ataque. Em seguida, ele percebe o perigo, grita e corre. O vídeo é cortado nesse trecho.

Versão 3: Inacreditável, pescador é surpreendido por onça pintada. resultado não deu outra, que circulam nas redes sociais, imagem forte, ele morreu… Versão 4: Corpo de pescador é encontrado todo estraçalhado por onça na mata. Seu celular encontrado ao lado dos restos do seu corpo filmou seus últimos segundos de vida

Pescador foi atacado por onça enquanto filmava rio e acabou com o rosto muito ferido?

A história (e suas diversas versões) circularam muito na internet. Mas será mesmo que um homem foi atacado por uma onça enquanto pescava e será que as imagens que mostram o homem dilacerado são reais? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem (há alguns dias), ficamos muito desconfiados da veracidade da informação. Há alguns detalhes no vídeo que entregariam a farsa. O primeiro deles está no “encerramento repentino do vídeo”. Uma pessoa que tomasse um susto iria largar o telefone ou mesmo não se preocuparia em apertar o botão para encerrar o vídeo.

O segundo está na atitude da onça. Um animal rápido como uma onça não precisa ficar na espreita para atacar uma pessoa. Além disso, vale dizer que a onça não costuma atacar seres humanos se não se sentir ameaçada. O terceiro está na “ausência” de linha da vara de pescar.

Para além disso, todas histórias que circularam online têm características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citam fontes confiáveis. Ao buscar por versões “mais detalhadas do caso”, nada encontramos a respeito.

Isso bastaria para que nós fizéssemos um desmentido a respeito. Porém, resolvemos manter a prudência e só desmentir a história quando tivéssemos 100% de certeza do que havia acontecido. Tivemos essa informação graças à pessoa que gravou o vídeo.

O “pescador” que gravou tudo é um youtuber chamado Mano Brown. A filmagem foi feita em Embu das Artes (SP) e era para ser uma brincadeira entre amigos. O próprio disse que ficou triste quando começaram a compartilhar a imagem dele junto com a de um homem dilacerado. Por isso, fez o vídeo para desmentir o desfecho trágico.

Pronto, já temos o veredicto. A história que aponta que um pescador foi atacado por uma onça enquanto gravava um vídeo é falsa. Tudo começou com uma brincadeirinha, mas virou uma fake news que teve que receber a intervenção do próprio autor e do Boatos.org.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2RCIocR