Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Pedra do Caladão (Pedra da Boca) desmoronou hoje de manhã, mostra vídeo #boato

Pedra do Caladão (Pedra da Boca) desmoronou hoje de manhã, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra a Pedra do Caladão (conhecida como Pedra da Boca), entre Teófilo Otoni (MG) e Nanuque (MG), desmoronando. Tragédia ocorreu hoje de manhã.

Exatamente duas semanas após o desastre de Brumadinho, muitas pessoas ainda estão abaladas com a tragédia que deixou centenas de mortos e desaparecidos. A prova disso está em alertas como o que retirou pessoas de dois municípios mineiros no dia 8 de fevereiro de 2019. O grande problema é que nem todos os alarmes são verdadeiros.

Uma das últimas histórias que está viralizando na internet dá conta de que houve um desmoronamento de uma pedra gigantesca próxima ao município de Teófilo Otoni (MG). A mensagem é acompanhada de uma filmagem que aponta que a estrada que vai da cidade até o sul da Bahia está interditada e que o local se chama Pedra do Caladão (ou da Boca). Leia a mensagem e assista ao vídeo que circula online:

Versão 1: Estrada de Teófilo Otoni para o sul da Bahia está interditada. Pedra do Caladão (da boca), entre os municípios de Teófilo Otoni e Nanuque, está caindo, desmoronando. Uma tragédia hoje pela manhã. Versão 2: DESMORONAMENTO DA PEDRA DO CALADÃO (da boca). Localizada entre os municípios de Teófilo Otoni e Nanuque, está caindo, desmoronando. Uma tragédia hoje pela manhã (08/02/2019)

Vídeo mostra Pedra do Caladão (Pedra da Boca) desmoronando hoje de manhã?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A tal história se espalhou muito pela internet e as imagens deixaram muitos internautas assustados com uma possível nova tragédia. Mas será mesmo que a Pedra do Caladão (ou Pedra da Boca) desmoronou hoje pela manhã? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De cara, achamos a informação um pouco estranha. O principal motivo está no fato de não serem poucos os vídeos falsamente relacionados à tragédia de Brumadinho que viralizaram na internet. Já falamos do vídeo falso do dono da pousada, do vídeo do bombeiro chorando com uma bebê e tantos outros que mostrariam “o momento do desastre”.

Com uma pulga atrás da orelha, fomos atrás de mais informações a respeito do assunto. Como imaginávamos, não encontramos nenhum alerta sobre o desmoronamento na região citada em fontes confiáveis. Apenas a mesma mensagem de alerta. Aí resolvemos buscar pela origem do vídeo e chegamos à resposta.

Na realidade, a filmagem não foi feita em Minas Gerais e tampouco é recente. De acordo com essa matéria do G1, o vídeo foi gravado em 2016 na cidade de Pancas, no Espírito Santo. Na ocasião, a Defesa Civil do estado disse que o deslocamento foi natural e que ninguém se feriu.

Vale dizer que a mensagem apareceu junto a outro vídeo (em menor intensidade). Neste caso, trata-se de um vídeo recente (do dia 4 de fevereiro) na cidade de Guratinga (Bahia). Porém, foi apenas um susto.

Resumindo: a história que aponta que a Pedra do Caladão (ou Pedra da boca) desmoronou em Teófilo Otoni é falsa. O vídeo que circula na internet não é nem de Minas Gerais tampouco é recente. É mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.