Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Patrício de Sousa, diretor do Fantástico, grava vídeo detonando a Globo #boato

Patrício de Sousa, diretor do Fantástico, grava vídeo detonando a Globo #boato

Patrício de Sousa, diretor do Fantástico, grava vídeo detonando a Globo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O diretor do Fantástico, Patrício de Sousa, que se demitiu na sexta, gravou um vídeo detonando a Globo.

Não é de hoje que a Globo é um dos maiores alvos de grupos políticos no país. O poder de influência da emissora faz com que grupos teçam críticas. Nem todas são baseadas em informações reais.

A última história que está circulando na internet aponta que Patrício de Sousa seria diretor do Fantástico, teria sido demitido na sexta-feira e teria gravado um vídeo detonando a emissora. “Patrício De Sousa Almeida A gravação é do Diretor do Fantástico que se demitiu sexta. A Globo tá doida com a divulgação”.

Patrício de Sousa, diretor do Fantástico, gravou vídeo detonando a Globo?

O vídeo circulou por muitos grupos na internet e chamou atenção por aí. Porém, a pessoa do vídeo não é um “diretor da Globo” e muito menos se chama Patrício de Sousa. Na realidade, o mesmo vídeo já foi fruto de checagem por parte do Boatos.org em 2017 (duas vezes), 2018 e 2020. Como o desmentido de outrora vale para hoje:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Apesar de o vídeo ser verdadeiro, o homem que detona a novela NÃO É diretor do Fantástico. Trata-se de James Akel, um jornalista, produtor e escritor brasileiro que sequer trabalha na Rede Globo. As pessoas reutilizaram essa história de demissão do diretor do Fantástico para viralizar o vídeo de uma crítica sobre a produção da Globo e enaltecer a Ditadura Militar. Aliás, quanto ao conteúdo do vídeo e a opinião do jornalista, não entraremos em detalhes. Afinal, a liberdade de expressão é um direito de todos no Brasil.

A única novidade da versão 2021 da história é a que aponta que o nome do diretor é Patrício de Sousa. E aí temos uma explicação para isso. Na realidade, uma pessoa (entre tantas outras) com este nome compartilhou, lá em 2017, a tal história do diretor do Fantástico. 150 mil compartilhamentos depois, tem gente achando que essa pessoa é a autora do vídeo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um diretor do Fantástico chamado Patricio de Sousa compartilhou um vídeo criticando a Globo. Trata-se de uma nova versão de um velho boato que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: