Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Onda de calor chega ao Brasil na semana que vem e temperaturas vão a 55 ºC #boato

Onda de calor chega ao Brasil na semana que vem e temperaturas vão a 55 ºC #boato

Boato – Onda de calor no Brasil eleva temperatura a 55°C na semana que vem, afirma Serviço de Meteorologia do Chile.

Em 2005, os termômetros brasileiros registraram um dado histórico, quando atingiram 44,7°C na cidade de Bom Jesus, Piauí. Mas (pelo menos de acordo com um alerta que circula pela internet), o recorde de maior temperatura da história do país pode ser batido nos próximos dias.

A informação que viralizou nas redes sociais aponta para a chegada de uma onda de calor no Brasil que elevará a temperatura a 55°C. De acordo com a previsão do Serviço de Meteorologia do Chile, a onda de calor irá disparar os termômetros na semana que vem. Na publicação, há ainda uma lista de recomendações. Leia o que diz a publicação:

Versão 1: Em espanhol: Se viene una gran ola de calor extrema en Sudamérica. Pero los peores países afectados van a ser Paraguay Argentina y Brasil hasta 55°C la semana que viene. (Virá uma grande onda de calor extrema na América do Sul. Mas os países mais afetados serão Paraguai, Argentina e Brasil com até 55 ºC na semana que vem). Versão 2:Há previsão de onda de calor atingindo a sensação térmica de 55 graus Celsius no Brasil, na próxima semana (informado pelo Serviço de Meteorologia do Chile).

Onda de calor vai chegar ao Brasil na semana que vem e temperaturas vão a 55 ºC?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A publicação, que surgiu em páginas chilenas no Facebook, deixou muita gente impressionada. Mas será mesmo que uma onda de calor no Brasil elevará a temperatura a 55°C na semana que vem? A resposta é não. Entenda os porquês.

O primeiro erro, e mais óbvio, está na própria mensagem. Afinal, apesar de no verão algumas regiões registrarem temperaturas elevadas, o Brasil nunca chegou perto de 55°C. E tem mais: a mensagem (mesmo em espanhol) é cheia de informações vagas (o texto carrega aquele caráter vago temporal. A mensagem diz “semana que vem”. Mas, na internet, “semana que vem” pode se tornar qualquer dia), alarmista e não cita fontes confiáveis.

Falando em fontes confiáveis, saiba que a página que publicou a informação é um tanto quanto suspeita (e não tem nada de “serviço de meteorologia”). Em uma passada de olho rápida, encontramos diversos conteúdos de origem duvidosa. Se duvida, confere aqui. 

Agora, a cereja do bolo: a publicação original (na página chilena) foi divulgada no dia 3 de janeiro. Bom, como você pode perceber, a semana seguinte do dia 3 de janeiro não registrou nenhuma temperatura de 55°C no Brasil.

Ainda que nas primeiras semanas do ano o Brasil tenha registrado temperaturas altas, como no Rio de Janeiro com 42,2°C e em São Paulo com 34,1°C, nenhuma delas chegou perto de 55°C.  Aliás, não há nenhuma previsão de 55°C nas próximas semanas.

Resumindo: não há previsão de que o Brasil terá temperatura de 55°C. Ou seja, a história de que onda de calor chega ao Brasil na semana que vem e temperaturas vão a 55 ºC não passa de #boato. Aproveite o verão e não compartilhe boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.