Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Onça-parda é encontrada no Morro da Urca (Rio de Janeiro) após isolamento social #boato

Onça-parda é encontrada no Morro da Urca (Rio de Janeiro) após isolamento social #boato

Onça-parda é encontrada no Morro da Urca (Rio de Janeiro) após isolamento social, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma onça-parda foi encontrada no Morro da Urca (Rio de Janeiro) após isolamento social. Ela foi vista passeando livremente na face noroeste, em frente à Enseada do Botafogo, já que está todo mundo em quarentena.

Nas redes sociais, as discussões sobre respeitar ou não a quarentena durante a pandemia da Covid-19 não param, mesmo com os números alarmantes de casos e mortes ocasionadas pelo vírus aos quais o Brasil está se aproximando com rapidez nos últimos dias. E, para confrontar as medidas de isolamento social, há quem esteja espalhando por aí que até o reino animal não estaria reagindo bem ao fato de todo mundo ficar em casa.

O que comprovaria essa tese seria um vídeo que está circulando o Facebook, que supostamente mostra uma onça-parda passeando livremente pelo Morro da Urca, no Rio de Janeiro. De acordo com a publicação que está compartilhando as imagens (com direito à foto do animal e das suas pegadas), ela caminhava na face noroeste do morro, em frente à Enseada do Botafogo, aproveitando que as pessoas estão em quarentena.

Para muitos, o ocorrido estaria associado a uma regeneração da natureza diante do isolamento humano durante a pandemia do novo coronavírus. Veja, a seguir, o vídeo em questão e as versões do texto original que estão o compartilhando:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: Verdade? Pensei que era um gatinho…”Onça parda – Passeando tranquilamente no Morro da Urca… face noroeste… de frente para Enseada de Botafogo !!!!!” Versão 2: Uma onça parda na face noroeste do Morro da Urca, de frente pra enseada de Botafogo!! Versão 3: Onça parda linda maravilhosa na zona sul do Rio de Janeiro no morro da urca onde tem o bondinho do Pão de Açúcar 

Onça-parda foi encontrada no Morro da Urca (Rio de Janeiro) após isolamento social?

O vídeo viralizou rapidamente na internet. Mas a dúvida de muitas pessoas é: será mesmo que uma onça-parda foi encontrada no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, por causa do isolamento social? A resposta é não! E o porquê você confere agora.

Para começar, como é de praxe, todas as versões da mensagem que está compartilhando o vídeo carregam todas as características de fake news: são vagas (não dizem quando as imagens foram gravadas), alarmistas (têm o intuito de convencer os internautas a furarem a quarentena), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, durante a pandemia, surgiram vários boatos relacionados à “natureza no meio da Covid-19” e, alguns deles, nós até já desmentimos aqui no Boatos.org, como o que mostrava supostas imagens de cisnes rosados tomando conta do canal de Veneza (Itália) por causa do isolamento social.

Além disso, ao buscarmos pelas imagens da onça-parda no Rio de Janeiro, descobrimos que elas são reais, mas não são de uma onça e tampouco do Morro da Urca. O jornal Extra publicou uma matéria nessa quarta-feira (06/05/2020) explicando que, na verdade, o animal que aparece no vídeo se trata de um gato doméstico de grande porte, que estava perdido no Morro da Viúva, no bairro no Flamengo.

O mistério foi resolvido após uma investigação do biólogo Izar Aximoff, doutor e especialista em mamíferos, e outros colegas da área ambiental. Eles utilizaram um software avançado de geolocalização para descobrir onde o ‘gatão’ estava passeando e também explicaram que, já pelas imagens, era possível perceber que o animal não poderia ser uma onça, já que tinha uma coloração homogênea (sem pintas) e tamanho bem menor, além do fato de que na cidade do Rio de Janeiro não há ocorrência de felinos silvestres, tanto na Floresta da Tijuca como nas unidades de conservação da Zona Sul.

Resumindo: O vídeo que viralizou mostrando supostamente uma onça-parda encontrada no Morro da Urca (Rio de Janeiro) após o isolamento social não é verdadeira. Biólogos descobriram que, na verdade, se trata de um ‘gatão’, que passeava no Morro da Viúva, e não na Urca.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw