Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > OMS muda classificação de idade para jovens e idosos #boato

OMS muda classificação de idade para jovens e idosos #boato

Boato – Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza mudanças no conceito de ser jovem, ter meia idade e ser velho. Agora, a pessoa com idade de até 65 anos é considerada jovem. 

Parece que ninguém quer, mas envelhecer é um destino inevitável do ser humano. Problemas de saúde, limitações físicas e memória ruim estão entre as principais preocupações do brasileiro quando o assunto é a terceira idade, segundo a pesquisa do Instituto Qualibest, que mostrou que nove em cada dez brasileiros têm medo de envelhecer.

Mas essa realidade pode mudar num futuro próximo: isso porque a OMS teria reclassificado o conceito de jovem e de idoso. Isso mesmo! A notícia que fez a alegria de muitos velhinhos aponta que o aumento da qualidade e expectativa de vida das pessoas fez com que a OMS realizasse “uma nova avaliação do conceito de ser jovem, ter meia idade e ser velho”.

O texto aponta ainda que o novo conceito determina que menor de idade estão de 0 a 17 anos, jovem de 18 a 65 anos, meia idade de 66 a 79 anos, idosos estão entre 80 e 99 anos e idosos de longa vida acima de 100 anos. Confira na mensagem:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

RECLASSIFICAÇÃO DO CONCEITO JOVEM / IDOSO . OMS reclassifica conceito de jovem / idoso. Anteriormente, uma instituição Inglesa (Friendly Society Act) definiu, em 1875, que idosos eram indivíduos a partir de 50 anos… Diante da evolução da qualidade dos alimentos, das atividades físicas hoje praticadas pela maioria das pessoas, e do avanço do número de pessoas que escolheram alimentação natural , o que deu mais qualidade, e aumentou a expectativa de vida das pessoas, a *Organização Mundial de Saúde (OMS)*, fez uma nova avaliação do conceito de *ser jovem, ter meia idade, e ser velho* … 01) MENOR DE IDADE : 0 a 17 anos; 02) JOVEM : 18 a 65 anos; 03) MEIA IDADE : 66 a 79 anos; 04) IDOSOS : 80 a 99 anos; 05) IDOSOS de longa vida: maiores de 100 anos

OMS mudou classificação de idade para jovens e idosos?

É claro que muita gente ficou animada em entrar para a faixa dos “jovens”. Mas será mesmo que OMS fez uma nova avaliação do conceito de jovem e idoso? A resposta é não. Vamos aos porquês.

A mensagem possui uma citação da Friendly Society Act 1875 (lei da sociedade amigável, em tradução livre), que definiu a “velhice” igual ou superior a 50 anos. Pois bem, de fato, a citação é verdadeira. Porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) não adotou um critério padrão para a definição da idade, geralmente, utiliza mais de 60 anos para se referir à população idosa.

Dito isso, saiba que ao pesquisarmos informações sobre o conceito de jovens, chegamos a esta matéria que classifica jovens, entre 15 e 24 anos e adolescentes de 10 a 19 anos.

Vale apontar também que a organização não possui – ou não encontramos – um catálogo onde conste a classificação de todas as idades. Porém, estudos apontam que, hoje, a OMS considera criança até 10 anos, adolescente estão entre 10 e 19 anos, jovens entre 15 e 24 anos, adulto jovem de 25 a 44 anos, adultos de 45 a 59 anos, idosos de 60 a 90 anos e muito idosas acima de 90 anos.

Como você pode perceber, encontramos algumas diferenças, mas nenhuma é tão discrepante como indica o texto. Como de praxe, o conceito de idoso ainda permanece de 65 anos. Para além disso, não há nenhum anúncio recente da OMS sobre a reclassificação do conceito de jovem e idoso e, muito menos, em sites de notícias confiáveis.

Só para terminar, o texto que circula no WhatsApp possui aquelas velhas características de boatos da internet: alarmista, cheio de informações vagas e sem datas e fontes confiáveis. Com isso, chegamos à conclusão de que a história de que a OMS reclassifica o conceito de jovem e idoso é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.