Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Óleo nas praias do Nordeste veio de vazamento do Campo de Tupi no Pré-Sal #boato

Óleo nas praias do Nordeste veio de vazamento do Campo de Tupi no Pré-Sal #boato

Óleo nas praias do Nordeste veio de vazamento do Campo de Tupi (de Lula), no Pré-Sal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Operadoras estrangeiras, vencedoras da partilha do Pré-Sal, são as responsáveis pelo vazamento de óleo nas praias do Nordeste. Tudo saiu do Campo de Tupi (ou Campo de Lula), no Rio.

Quando falávamos sobre a quantidade de boatos relacionados às manchas de óleo nas praias do Nordeste não era um desafio. Mas parece que algumas pessoas entenderam o contrário e cá estamos, novamente, para desmentir mais uma teoria da conspiração.

Como de costume, mais uma vez saíram apontando por aí o suposto responsável pelo vazamento de óleo nas praias do Nordeste. E, dessa vez, a acusação continua sendo contra empresas estrangeiras.

De acordo com as publicações, as operadoras estrangeiras, vencedoras da partilha do Pré-Sal, no campo de Tupi, estariam utilizando um método que ocasionou o derramamento de óleo. A informação está sendo compartilhada por meio de textos nas redes sociais e reforçada por um vídeo de um militante contrário ao governo Bolsonaro. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

ATENÇÃO A GLOBO NÃO ESTÁ INFORMANDO A VERDADE SOBRE O DERRAME DE ÓLEO NO NORDESTE: O derrame de óleo no Nordeste foi provocado por operadoras estrangeiras vencedoras da partilha do Pré-sal em Tupy. Engenheiros da Petrobras no anonimato estão denunciando, que vem do fundo do oceano. Eles estão utilizando um método não aplicado pela Petrobras de alta pressão para a retirada do petróleo das jazidas do Pré-Sal partilhada, o mesmo metodo utilizado pela Chevron na bacia de Campos que causou uma grande fissura no leito do mar e derramento de óleo na bacia de Campos à anos atrás. ASSISTA AJUDE A DIVULGAR.

Óleo nas praias do Nordeste veio de vazamento do Campo de Tupi (de Lula), no Pré-Sal?

A informação pegou bastante gente se surpresa e causou indignação em muitos brasileiros, que ficaram revoltados com a notícia. Mas será que essa história de vazamento no campo de Tupi é verdadeira? Não é!

Vamos aos fatos! Mais uma vez estamos aqui repetindo que sair acusando pessoas (ou empresas) sem provas sobre o vazamento de óleo é, no mínimo, leviano e muito errado. Mas o que faz dessa acusação mentira? Primeiro, é o número de acusações contra empresas e países em relação a esse caso. O Boatos.org já desmentiu várias dessas histórias, como o caso da que apontava que a multinacional francesa Mapa seria a responsável pelo vazamento. Também o caso que sustentava que a empresa Shell seria a culpada pelo derramamento de óleo. E, por fim, a história que indicava que o vazamento seria responsabilidade de uma plataforma que estaria afundando em Maracaibo (Venezuela). Houve até quem culpasse a ONG Greenpeace pelo ocorrido, informação que também não procede.

Assim como nos outros casos, há uma acusação grave. Porém, quando tentamos buscar mais detalhes em fontes confiáveis, nada encontramos. É importante ressaltar que pesquisadores de universidades já afirmaram que o petróleo achado no Nordeste não tem origem brasileira. Fato também sustentado pela própria Petrobrás.

Não bastasse isso, a história apresenta um furo. O campo de Tupi, também chamado de campo de Lula (até aí querem jogar a culpa no ex-presidente), fica no Rio de Janeiro e não no Nordeste. Como se sabe, o vazamento ainda não atingiu a região sudeste. Ao analisar as correntes marítimas brasileiras, a história não faz nenhum sentido.

É importante ressaltar que, até o momento, o que se sabe é que o vazamento partiu da costa de Pernambuco, o que também derruba a tese de que ele teria ocorrido no campo de Tupi.

Em resumo: a história que diz que o óleo nas praias do Nordeste veio de vazamento do Campo de Tupi (de Lula), no Pré-Sal, é falsa! Não existe qualquer prova de que o petróleo tenha vindo do campo de Tupi e também não existe nenhuma fonte confiável que possa atestar isso. Por isso, já podemos cravar que essa história é falsa! Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/367fYQ2