Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Novo número do SAMU é 3254; telefone 192 está com problemas #boato

Novo número do SAMU é 3254; telefone 192 está com problemas #boato

Boato – Número de emergência do Samu (192) está com problemas, quem precisar de atendimento deve ligar no 3254-2209.

Chip da besta, fim do mundo, morte de celebridades, brindes e promoções… A internet e os aplicativos de mensagens se tornaram um terreno fértil para a propagação de boatos. Às vezes, algumas informações parecem tão reais que a gente nem desconfia. Mas isso pode custar caro quando se trata da saúde das pessoas. É justamente o que aconteceu no caso de hoje.

Uma mensagem que viralizou no Facebook e WhatsApp dá conta que a emergência do Samu está com problemas e quem precisar de atendimento deve ligar nos números 3254-2209, 3254-2310, 3254-2211, 3254-2212. Confira:

 

Print de notícia falsa de que o número do Samu mudou.
Print de notícia falsa de que o número do Samu mudou.

Novo número do SAMU é 3254; telefone 192 está com problemas?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Claro que a boa intenção das pessoas diante de uma informação tão útil fez com que a mensagem viralizasse. Mas o que nem todos sabiam é que o 192 não mudou e nem está com problemas. Vamos aos fatos.

Para começo de conversa, não existe nenhum comunicado do Samu sobre problemas na emergência ou mudança no número de atendimento. Pois bem, achamos estranho que o Samu tenha feito essa alteração sem antes informar em seu site e nos meios de comunicação.

Ao buscarmos informações sobre o caso, chegamos ao desmentido em unidades do Samu locais. Em Natal, Ilhéus, Palmas, Belém e João Pessoa, o Samu desmentiu o boato e informou que o 192 está funcionando normalmente e permanece recebendo ligações.

E mais: buscamos por um dos números nos DDDs 11 e 21. Em São Paulo, o número corresponde a Impacta Certificação e Treinamentos. No Rio de Janeiro, não tivemos retorno. Para além disso, a mensagem apresenta as características de um boato: informações vagas, sem datas e fontes confiáveis, além de pedidos de compartilhamentos.

A título de conhecimento, saiba que essa não é a primeira vez que o Samu aparece nas páginas do Boatos.org. Em janeiro, uma mensagem pedia para colocar “AA Emergência” em sua lista de contatos para que seus familiares fossem informados de acidentes. Ou seja, mais uma balela.

Por fim, chegamos à conclusão de que o número da Samu não mudou e nem está com problemas. Por isso, se receber essa mensagem, não compartilhe. Melhor, avise que é #boato. E dos perigosos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.