Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Notícia falsa: homens são presos após jogar truco em agência bancária

Notícia falsa: homens são presos após jogar truco em agência bancária

Foto de homens jogando truco foi tirado na cidade de Fagundes Varela, no RS
Foto de homens jogando truco foi tirado na cidade de Fagundes Varela, no RS

Boato – Homens tentaram jogar truco dentro de uma agência bancária no Sul do Brasil por causa de ar condicionado. Polícia viu tudo e os jogou na cadeia.

Já diziam os mais antigos: quer mentir, fale sobre o clima. Graças ao grande poder de circulação da internet e as altas temperaturas deste verão no Brasil, algumas histórias relacionadas ao clima estão se espalhando na web.

Um dos sites que tem usado com maestria o “fator” temperatura para criar divertidas histórias é o Jornal VDD. A página já é famosa aqui no Boatos.org. Depois da falsa notícias das temperaturas de 50º C no Sul do país, a bola da vez é uma história inusitada que teria também acontecido na região.

De acordo com o texto da notícia (que em menos de uma semana já havia sido compartilhado por mais de 70 mil vezes e copiado por outros sites), quatro homens foram presos após invadir uma agência bancária para jogar truco na cidade de Porto Alegre. Leia o texto:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Quatro homens são presos após jogarem truco em agência bancária, aproveitando o ar condicionado

Incidente aconteceu no sul do Brasil, que registra temperaturas superiores à 40º.

Tentando fugir do calor e sedentos por um joguinho de baralho, quatro homens acharam que o mais sensato seria abrigarem-se em uma agência bancária para a jogatina. A polícia foi acionada por um cliente que disse que não se sentiu à vontade tentando sacar dinheiro.

“Chegamos à agência e não acreditamos quando vimos quatro homens adultos jogando cartas. Eles trouxeram até mesa e cadeiras!” disse o tenente Henrique M. Nimin, da polícia militar de Porto Alegre.

Os quatro homens foram encaminhados até a 16ª DP e liberados em instantes, já que de fato não apresentavam perigo para a sociedade e confessaram que só queriam tirar uma foto engraçada para colocar no Facebook.

Ao contrário da maioria dos boatos que se espalham na internet, o texto é muito bem escrito. E claro, a história é ótima. Mas tudo não passa de uma brincadeira. O primeiro fator é a própria fonte. Apesar de sites ditos “sérios” noticiarem a história como real, tudo nasceu no Jornal VDD, que é de notícias falsas.

Se você não acredita, leia o rodapé da página que diz: Não acredite em tudo que você lê por ai. Este é um site de humor que publica notícias que deveriam ser verdade, ou não. Ou seja, tudo brincadeirinha.

Tentamos pesquisar pelo nome do tenente Henrique M. Nimin (vem ni mim, né?) e nada encontramos. Mas e a foto, é real? Por incrível que pareça, sim. Ela também foi tirada no Rio Grande do Sul, só que na cidade de Fagundes Varela. Essa reportagem da Zero Hora fala sobre a imagem, que realmente era uma brincadeira de Facebook.   Resumindo: apesar de a foto ser verdadeira, a história é mais uma balela da internet.