Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Neve em Curitiba faz gelo cobrir pista da Linha Verde hoje, mostra vídeo #boato

Neve em Curitiba faz gelo cobrir pista da Linha Verde hoje, mostra vídeo #boato

Neve em Curitiba faz gelo cobrir pista da Linha Verde hoje, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra pista da Linha Verde, em Curitiba (PR), coberta de gelo. Isso é resultado da neve hoje de manhã ocasionada pela onda de frio.

Se no Japão as Olimpíadas são o principal evento do momento, no Brasil o “evento” que tem chamado atenção é outro: a onda de frio. A prova disso é que as baixas temperaturas em regiões do país têm gerado algumas notícias falsas localizadas. Hoje, o causo vem de Curitiba (PR).

Um vídeo de uma pista coberta de gelo está sendo acompanhado da descrição de que a situação teria sido ocasionada por neve que teria caído na capital paranaense “hoje” (durante a onda de frio de julho de 2021). Nas imagens, um homem relata que está na Linha Verde e fala da situação. “Ó o gelo, ó o gelo. Parado em cima do asfalto, patinando aqui na Linha Verde, aqui tá chique a coisa. Parou tudo em Curitiba. Parou, parou Curitiba”, diz.

O vídeo está sendo acompanhado de descrições como “Curitiba debaixo de neve! Muito cuidado com crianças e pessoas idosas…”, “Curitiba no gelo, agora há pouco.” e “Hoje de manhã em Curitiba”. Assista ao vídeo que está circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo mostra neve em Curitiba que fez gelo cobrir pista da Linha Verde hoje?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

As imagens e o vídeo começaram a circular com tudo na internet e, claro, não demoraram a chamar atenção em redes sociais. Porém, não se trata de uma situação relacionada à ocorrência de neve na capital paranaense ou mesmo se trata de um evento recente.

Como nos últimos dias, vídeos fora de contexto têm circulado como se fossem de consequências das baixas temperaturas no Brasil (temos um exemplo de Campo Mourão (PR) e outro de Bento Gonçalves (RS)), resolvemos procurar mais a respeito do tal relato vindo da Linha Verde. De cara, vimos que não houve neve em Curitiba.

Até o momento da produção deste texto, vimos registros de neve em cidades da região da Serra Gaúcha e em Santa Catarina. Porém, não há qualquer relato de neve em Curitiba (apesar de a cidade passar, como em quase todo inverno, por baixas temperaturas).

Ao buscar pelo vídeo, vimos que ele não tem qualquer relação com a onda de frio dos últimos dias. Na realidade, trata-se de um vídeo gravado em novembro do ano passado. O gelo na Linha Verde foi consequência de uma chuva de granizo e foi relatado em algumas matérias como essa, essa e essa. Veja um vídeo gravado na época e que mostra a situação na cidade:

É importante citar que a chuva de granizo não tem relação direta com baixas temperaturas. Tanto que a ocorrência de gelo na pista em Curitiba foi durante a primavera de 2020, quando as temperaturas não estão mais tão baixas na região.

Resumindo: a história que aponta que nevou em Curitiba e que a pista da Linha Verde ficou coberta de gelo hoje é falsa. Na realidade, o vídeo com o relato do morador da capital paranaense é de novembro de 2020 e de uma situação ocasionada por uma chuva de granizo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso