Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mulher com Covid-19 é colocada em caixão e seria enterrada viva pelo governo de São Paulo #boato

Mulher com Covid-19 é colocada em caixão e seria enterrada viva pelo governo de São Paulo #boato

Mulher com Covid-19 é colocada em caixão e seria enterrada viva pelo governo de São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Governo de São Paulo tenta enterrar viva mulher com Covid-19, mas parentes viram que ela se debatia dentro do caixão.

A situação da pandemia da Covid-19 no Brasil segue crítica. No dia 1º de abril de 2021, o país atingiu a marca de 3.769 óbitos em apenas 24 horas. Foi o terceiro dia consecutivo em que o Brasil registrou mais de 3.700 mortos em um dia. No total, o país já soma mais de 325 mil óbitos ao longo da pandemia. Enquanto isso, fake news sobre o assunto não param de pipocar nas redes sociais, assim como a história de hoje.

De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, pessoas estariam sendo enterradas vivas para aumentar o número de óbitos por Covid-19, em São Paulo (SP). Segundo a história, a prova seria um vídeo que mostra uma multidão desesperada após, supostamente, um membro da família perceber que a mulher que estava sendo velada estaria se debatendo dentro do caixão. De acordo com as imagens, diversas pessoas retiraram o caixão de dentro do carro funerário e o levaram para dentro do local onde o corpo estava sendo velado. Ainda segundo o vídeo, populares abriram o caixão, enquanto familiares pediam para que o SAMU fosse acionado. No final do vídeo, o neto da mulher afirma que a vó teria falecido após um AVC, mas os médicos teriam mudado a causa da morte para Covid-19. Confira:

Versão 1: “Estão enterrando pessoas vivas, até aonde isso vai, o que está por trás de tudo isso?”. Versão 2: “URGENTE! Governo de São Paulo está enterrando pessoas vivas. Família se desespera ao perceber que parente morto por covid. Iria ser enterrado vivo”. Versão 3: “Pessoa supostamente viva é quase enterrada em cemitério de São Paulo. Recebemos este vídeo de diversas pessoas, aonde mostra um velório em que a pessoa prestes a ser enterrada começa a respirar e se mexer levemente no caixão. As pessoas no velório se desisperam e pedem socorro. Supostamente é no cemitério São Luís, mas não conseguimos afirmar”. Versão 4: “URGENTE ESTÃO ENTERRANDO ÀS PESSOAS VIVAS EM SÃO PAULO. Perus /SP Segundo áudio, o “corpo ” saiu UPA DE Perus e quando chegou no cemitério a mulher estava se debatendo dentro do caixão…”. 

Mulher com Covid-19 é colocada em caixão e seria enterrada viva pelo governo de São Paulo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O vídeo caiu como uma bomba nas redes sociais e viralizou, especialmente, no Facebook, onde apenas uma publicação já conta com mais de 10 mil compartilhamentos. Apesar disso, a história não passa de balela.

Basta ler as publicações para perceber que elas apresentam as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas que apontam a pandemia da Covid-19 como uma farsa, infelizmente, não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que hospitais militares não teriam registrado mortes por Covid-19 e isso seria uma prova de que a pandemia é uma farsa. Também a que indicava que um kiwi “testou” positivo para a Covid-19 e isso evidenciaria a farsa e, por fim, a que apontava que o grupo Médicos por la Verdad teria conseguido provar a fraude por trás da pandemia.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o assunto, uma vez que um assunto como esse, com certeza, viraria notícia na grande mídia. Entretanto, não encontramos nada sobre o assunto.

Se isso não bastasse, não existe nenhuma chance da mulher que aparece no caixão ser vítima de Covid-19. Dada a enorme chance de contaminação pela doença, pessoas vítimas de Covid-19 não possuem velório e são enterradas com o caixão lacrado. Nesse caso, a mulher com certeza seria levada imediatamente ao cemitério e, no máximo, apenas alguns parentes poderiam acompanhar todo o processo.

Depois de toda a repercussão, uma página do Facebook que acompanha os acontecimentos na região de Perus, em São Paulo, publicou um esclarecimento sobre o caso. De acordo com a página, um familiar da mulher que aparece sendo velada no vídeo solicitou que a página retirasse o vídeo do ar. Segundo ele, o neto da mulher estava muito abalado no momento e achou estranho que o corpo da avó estivesse mole e com alguns sangramentos. Após abrir o caixão, a família percebeu que a mulher realmente estava morta.

O coordenador do Laboratório de Anatomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) explicou que espasmos, gases, arrotos, suor, urina e defecação são comuns em corpos pós-morte, por causa do espalhamento de bactérias e da morte gradativa das células. Além disso, o enrijecimento do corpo pós-morte também é gradual.

Em resumo: a história que diz que uma mulher com Covid-19 quase foi enterrada viva pelo governo de São Paulo é falsa! A mulher que aparece no vídeo realmente estava morta. De acordo com uma página que acompanha os acontecimentos na região de Perus, em São Paulo, o neto da mulher ficou muito abalado pelo fato do corpo da avó ainda estar mole e por causa de alguns sangramentos. Entretanto, após abrir o caixão, os familiares perceberam que a mulher estava morta. Ou seja, a história não passa de boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy