Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Motos da Bolívia, Peru e Venezuela carregam toras de madeira da Amazônia brasileira #boato

Motos da Bolívia, Peru e Venezuela carregam toras de madeira da Amazônia brasileira #boato

Motos da Bolívia, Peru e Venezuela carregam toras de madeira da Amazônia brasileira, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra motociclistas da Bolívia, Peru e Venezuela roubando árvores e madeiras nobres da Amazônia brasileira.

O debate sobre a Amazônia está longe de chegar ao fim. Depois da crise internacional, provocada pelas notícias sobre as queimadas, e as discussões sobre a soberania da região, os boatos sobre o assunto não pararam.

O último que circula online denúncia o roubo de madeira na Amazônia. De acordo com a publicação, motoqueiros da Venezuela, Bolívia e Peru estão roubando madeira da floresta amazônica. Junto ao alerta, um vídeo flagra o momento em que os motoqueiros fogem com a madeira. Leia o que dizem algumas versões e assista o vídeo:

Versão 1: Essas motos entram na Floresta amazônica pela Bolívia, Peru e Venezuela. Somos roubados o tempo todo…. Versão 2: ESTAS MOTOS ENTRAM NA FLORESTA AMAZONICA PARA ROUBAR MADEIRAS NOBRES , ELES ENTRAM NA FLORESTA AMAZONICA PELA VENEZUELA, PERU E BOLIVIA. Versão 3: DURANTE DÉCADAS, ONDE ESTAVAM OS PRESIDENTES DO BRASIL,ATIVISTAS NACIONAIS,INTERNACIONAIS “DEFENSORES” DA AMAZÔNIA? AGORA EM 2019 A CULPA É DO BOLSONARO? Essas motos entram na Floresta amazônica pela Bolívia, Peru e Venezuela

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Motos da Bolívia, Peru e Venezuela carregam toras de madeira da Amazônia brasileira?

O vídeo fez sucesso no Facebook e WhatsApp e deixou muita gente indignada. Mas será mesmo que motos da Bolívia, Peru e Venezuela carregam toras de madeira da Amazônia brasileira? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho no texto, ficamos com a pulga atrás da orelha. O motivo está nas característica da mensagem: vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português. O enredo da história também levanta suspeitas. Afinal de contas, não foram poucas as vezes em que vídeos falsos foram atribuídos à Amazônia. Por aqui, já surgiram histórias envolvendo avião israelense, barras de ouro e até enterro de crianças vivas.

Ao buscar mais informações sobre o caso, não encontramos nada sobre assunto. O que é no mínimo, estranho, já que uma notícia como essa seria merecedora de ao menos uma manchetes. A propósito, vale lembrar que, além do Brasil, a Floresta Amazônica se espalha pela Venezuela, Peru e Bolívia. Logo, não faz sentido dizer que eles sairiam de lá para roubar madeira aqui.

Mais uma googlada e matamos a charada. Ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que as imagens nada tem a ver com roubo e muito menos com a Amazônia. As imagens foram registradas em Dávao, nas Filipinas, em agosto de 2019. Na ocasião, motociclistas ajudaram moradores locais a carregar troncos de árvores que foram retirados na limpeza do terreno. O vídeo foi registrado por uma das moradoras, como mostra essa matéria.

Resumindo: não é verdade que motos da Bolívia, Peru e Venezuela carregaram toras de madeira da Amazônia brasileira. A história é fruto de alarmismo e muita falta de informação. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.