Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Morre bombeiro que resgatou quatro sobreviventes em Brumadinho #boato

Morre bombeiro que resgatou quatro sobreviventes em Brumadinho #boato

Boato – O bombeiro Francisco Aguinaldo, o alagoano, resgatou quatro sobreviventes em Brumadinho, mas afundou na lama e morreu.

A queda da barragem de Brumadinho completou dez dias. Ou seja, há dez dias as equipes de resgate trabalham interruptamente em busca dos corpos de desaparecidos (que ainda somam mais de uma centena). Em meio a tudo isso, uma notícia chamou atenção na internet

De acordo com um texto publicado por alguns blogs, um bombeiro morreu na tragédia de Brumadinho. De acordo com a história, Francisco Aguinaldo, conhecido como Alagoano, morreu ao afundar na lama. Ele já havia resgatado quatro sobreviventes na tragédia. Leia trechos da “notícia”:

BRUMADINHO URGENTE! Morre Bombeiro que Resgatou 4 Sobreviventes em Brumadinho CONDIÇÕES EXTREMAS! Uma situação que resume bem as dificuldades, obstáculos e exigências mentais às quais esses socorristas se expõem, para regatar corpos e procurar sobreviventes desse que é um dos piores desastres socioambientais do Brasil. […]

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

De acordo com informações publicadas em vários blogs da região, uma notícia muito triste pegou todos de surpresa, um desses guerreiros acabou perdendo sua vida na tentativa de resgata mais um sobrevivente. O bombeiro, apelidado pelos colegas de “Alagoano” segundo informações ele veio do estado de Alagoas e já havia resgatado 4 sobreviventes, quando começava outro resgate acabou afundando na lama, os colegas não chegaram a tempo para resgatar Francisco Aguinaldo, de 33 anos, o querido Alagoano. Em breve mais informações aqui no site.

Bombeiro que resgatou quatro sobreviventes em Brumadinho morreu?

A tal mensagem se espalhou em tantos outros blogs e viralizou em redes sociais. Mas será mesmo que a história que aponta que um bombeiro morreu enquanto realizava buscas em Brumadinho é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a história, já imaginávamos que ela não procedia. Com a cobertura massiva que a mídia está dando para o desastre de Brumadinho, não seria difícil para uma informação como essa virar destaque em toda imprensa. Porém, ao buscar sobre o assunto nada encontramos sobre Francisco Aguinaldo, alagoano, morte de bombeiro etc em fontes confiáveis.

Mais do que isso: ao buscar pela fonte da informação, descobrimos que a história surgiu em um site que faz parte de uma rede que só compartilha notícias falsas. Da mesma página, saíram pérolas como a que apontava que para um relato de um brasileiro em uma prisão no Japão, das bananas infectadas com aids e do golpe da “criança perdida para assaltos”. Tudo foi desmentido por aqui.

Para completar a farsa, sequer a imagem do “Francisco Aguinaldo” é do Brasil. A foto do suposto bombeiro de Brumadinho é, na realidade, do bombeiro norte-americano Cory Iverson. Ele morreu nos incêndios que atingiram a região da Califórnia no início deste ano. Essa matéria da rede ABC fala sobre o assunto.

Resumindo: a história que aponta que um bombeiro de Brumadinho afundou na lama e morreu após salvar quatro pessoas é falsa. O “causo” nasceu em um site de fake news e a imagem sequer é de um brasileiro.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.