Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Ministério da Educação anuncia fim de concursos públicos para professores #boato

Ministério da Educação anuncia fim de concursos públicos para professores #boato

Boato – O Ministério da Educação acabou de anunciar o fim dos concursos públicos para professores a partir de 2019. Mais detalhes estão em uma matéria do G1.

Em 2018, um tipo de pegadinha se espalhou muito na internet: a que dava uma notícia “bomba”, deixava um link de um grande portal ao final dela e, depois, um link de imagem que se revela uma pegadinha.

De “morte de Bolsonaro” à “perda de pontos do Palmeiras no Brasileirão” passando por anulação das eleições, muita gente utilizou a tal pegadinha. Hoje, o “modus operandi” vem junto com uma mensagem que atinge os professores.

De acordo com mensagens que começaram a circular por Facebook e WhatsApp, o Ministério da Educação anunciou que, a partir de 2019, os concursos públicos para professores estariam cancelados em todo o Brasil. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Ministério da Educação anuncia o fim de concurso público para professores a partir de 2019, “Professor tem q ser contratado após análise de currículos” diz ministro. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF

Ministério da Educação anunciou o fim de concursos públicos para professores?

Muita gente começou a espalhar a história e, claro, aproveitou para dar aquele “espetada” no futuro governo, de Bolsonaro. Mas será mesmo que essa história de Ministério da Educação cancelar concursos públicos é real? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo.

Vamos falar primeiro das possibilidades do fim de concursos públicos para professores. É fato que o próximo governo tem anunciado que pretende diminuir o “tamanho do Estado” e que os governos estaduais (que estão, em via de regra, muito endividados) também terão que continuar cortando gastos. Porém, não há nenhum indício até o momento que isso deva atingir os professores. Muito menos que concursos públicos serão “encerrados”.

Ao buscar sobre notícias sobre concursos públicos para professores em 2019, vimos exatamente o contrário disso. Nessa matéria da Folha Dirigida (jornal voltado a concursos públicos) há algumas dezenas de concursos previstos para 2019 em nível federal, estadual e municipal.

Mas de onde saiu a mensagem no WhatsApp? Simples, de mais uma brincadeira usando a metodologia citada no início desse texto. Ao procurar pela notícia que fala do fim de concursos públicos no G1, nada encontramos. Ao clicar na imagem, descobrimos o nosso tradicional “Tiririca” falando “É mentira, abestado”.

7 boatos sobre Tiririca que circulam na internet

Resumindo: a mensagem que circula online e aponta que o próximo governo vai acabar com os concursos públicos para professores em 2019 é falsa. Trata-se de mais um das pegadinhas que usam a foto de Tiririca e enganam muitos “abestados”.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.