Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Meteoro cai em fazenda de Sinop (MT) e causa cratera gigante #boato

Meteoro cai em fazenda de Sinop (MT) e causa cratera gigante #boato

Boato – Meteoro cai em Sinop, no Mato Grosso, e causa cratera gigante em fazenda. Não se sabe ainda as proporções exatas do meteoro.

Vulcões, furacões e tsunamis. Não foram poucas as vezes em que o Boatos.org desmentiu histórias relacionadas à desastres naturais e fim do mundo (inclusive, temos uma lista quentinha aqui). Pois bem, como você deve imaginar, o tema voltou à baila e, mais uma vez, estamos aqui para explicar o caso.

Dessa vez, a internet dá conta de uma cratera gigante que supostamente teria sido causada por um meteoro em uma fazendo em Sinop, no Mato Grosso. A foto e a mensagem, que já circula há alguns dias, deixou muita gente impressionada e fez com que a publicação viralizasse no Facebook e WhatsApp.

Na web, apareceram diferentes versões da suposta catástrofe. Em uma delas, a mensagem afirma que o “fazendeiro da região de Sinop, a 500 km de Cuiabá, foi surpreendido com uma enorme cratera em sua propriedade”. O texto ainda aponta que “a equipe do INPE deve chegar ao local na manhã desta terça-feira”. Em outra versão, a mensagem diz que o meteoro caiu em “uma fazenda a 64 km de Sinop”. Confira:

Print de notícia falsa sobre meteoro em Sinop
Print de notícia falsa sobre meteoro em Sinop

Meteoro caiu em fazenda de Sinop (MT) e causou cratera gigante?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Realmente, uma notícia dessas é para deixar qualquer um impressionado. Mas não precisa ficar em pânico e sair compartilhando a mensagem por aí porque a notícia é falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Com base na nossa vasta experiência e conhecimento em caçar balelas na web, sabemos que mensagens sem datas e fontes confiáveis, alarmistas e com erros de português são, na maioria dos casos, falsas. Além disso, só o fato da mensagem possuir outras versões já levanta suspeitas.

Pois bem. Acontece que, ao pesquisarmos a imagem, descobrimos que ela nada tem a ver com meteoro ou Sinop. A cratera gigante, na verdade, trata-se de uma dolina, que nada mais é do que um buraco que aparece ‘do nada’. São depressões circulares em relevo cárstico (caracterizado pela corrosão de rochas) que se forma pelo abatimento do solo.

Pronto, já sabemos que não é um meteoro. Mas não é só isso. O caso aconteceu em Coromandel (MG) A cratera possui 30 metros de diâmetro e foi descoberta por funcionários que realizavam o plantio de soja no local. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Prefeitura de Coromandel estão acompanhando o caso e descartaram a possibilidade de que a cratera tenha sido causada pela queda de um meteoro.

Com isso, chegamos à conclusão que a história de que um meteoro causa cratera gigante em Sinop nada mais é do que um boato que circula pela internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.