Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina sequestrada no Jardim Alvorada está desaparecida #boato

Menina sequestrada no Jardim Alvorada está desaparecida #boato

Menina sequestrada no Jardim Alvorada está desaparecida, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma menina foi sequestrada no Jardim Alvorada e está desaparecida. Foi por volta das 18h50, segundo a sua avó Deise. Compartilhem!

Você costuma compartilhar notícias deste tipo sem antes checar? Muitas vezes, divulgar o desaparecimento de uma pessoa em grupos específicos nas redes sociais nem sempre ajuda autoridades e familiares nas buscas pelo desaparecido. Ao contrário disto, a disseminação de fake news tem atrapalhado – e muito – neste sentido com postagens como “fulano foi encontrado”, quando ainda não foi, ou “foi visto aqui ou ali”, quando o local não tem nada a ver com as pistas de uma investigação policial, ou, pior que isso, quando postam fotos e nomes errados das vítimas.

É mais ou menos o que aconteceu no nosso desmentido de hoje. Uma publicação que está sendo compartilhada no Facebook dá conta de que uma menina teria sido sequestrada no Jardim Alvorada e está desaparecida. A postagem traz a foto de uma garotinha junto a uma mesa com um bolo de aniversário colorido e vários doces, indicando a comemoração do seu aniversário de 3 anos, além de um texto com apelo para que as pessoas compartilhem para ajudar a encontrar a menina. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online, principalmente em grupos de buscas por pessoas desaparecidas:

Confira o desmentido em vídeo:

Urgente! Acabaram de sequestrar a filha da minha vizinha. Por favor ajudem compartilhar. No Jardim alvorada. SUPER URGENTE PEDIDO DE AJUDA CRIANÇA SEQUESTRADA AGORA AS 18:50 HRS NO BAIRRO ALVORADA SEGUNDO SUA AVÓ DEISE. COMPARTILHE PESSOAL . QUALQUER INFORMAÇÃO 190

Menina foi sequestrada no Jardim Alvorada e está desaparecida?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A publicação alcançou quase mil compartilhamentos somente em um grupo no Facebook. No entanto, a história por trás do suposto desaparecimento da garotinha não procede.

E desconfiamos disso, para começar, por conta das características da mensagem, que, logo de cara, entrega vários indícios de que é falsa: ela é vaga (sequer informa em que cidade e estado fica localizado o bairro Jardim Alvorada – até porque existem vários com este nome), alarmista (tem o intuito de gerar comoção entre os internautas e ganhar compartilhamentos), possui erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que possa confirmar o que está sendo dito.

Mais que isso, boatos sobre desaparecimento de crianças não são difíceis de encontrar na internet. Inclusive, muitos deles, nossa equipe já desmentiu aqui no Boatos.org, como, por exemplo, o que dizia que a menina Pietra teria sido sequestrada na Praia do Engenho e estaria desaparecida; outro sobre uma jovem de 16 anos chamada Laura Sita estar supostamente desaparecida em São Paulo; e aquela história bem parecida sobre uma menina ter sido sequestrada na Fundação Osório, no Rio.

Assim como nestes casos, a notícia falsa sobre a menina de três anos supostamente desaparecida no Jardim Alvorada circulou em diversas cidades, como em Três Lagoas (MS), Barretos (SP) e Jaboticabal (SP), já que, como falamos, a publicação não chegou a citar a cidade e estado onde fica localizado o bairro. E foi aí que descobrimos que o caso ocorreu, na verdade, na cidade de Alfenas, em Minas Gerais.

E além do equívoco em relação ao nome do local, o desaparecimento da criança não passou de uma confusão causada por um lapso de memória do pai. De acordo com reportagem de um jornal local, a menina foi encontrada e passa bem. Tudo aconteceu porque o pai dela deixou a pequena aos cuidados de um casal de amigos para terminar um serviço que havia começado na garagem de casa e, em seguida, fazer uma entrega.

Na volta, teve um lapso de memória e assustou-se com a ausência da filha no carro. Ele ligou para a esposa informando que a garotinha havia desaparecido. Em meio ao desespero, Japinha lembrou de ter visto um casal dentro de um carro parado em frente a sua casa naquele dia, o que o levou a pensar que eles poderiam ter sequestrado a sua filha. Porém, felizmente, a confusão resolvida quando o pai lembrou de ter deixado a garota na casa dos amigos.

Resumindo: A publicação que dá conta de que uma menina teria sido sequestrada no Jardim Alvorada e está desaparecida não é verdadeira. Além de o caso ter acontecido em outro bairro, chamado Alfenas, em Minas Gerais, a criança não estava desaparecida. O pai acabou tendo um lapso de memória e esqueceu que havia deixado a filha aos cuidados de um casal de amigos, o que gerou toda a confusão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy