Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina foi sequestrada na Fundação Osório (no Rio) e está desaparecida #boato

Menina foi sequestrada na Fundação Osório (no Rio) e está desaparecida #boato

Menina foi sequestrada na Fundação Osório (no Rio) e está desaparecida, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na Fundação Osório, no Rio de Janeiro, menina é levada por estranho e está desaparecida. Família pede por ajuda.

Infelizmente, casos de sequestro são bastante comuns no Brasil. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, o país registrava 8 desaparecimentos por hora nos últimos 10 anosAinda em 2017, o Brasil registrou 82.684 desaparecimentos. Mais de 10 mil a mais que o ano anterior, em 2016. E, infelizmente, muitos desses casos acabam sem solução e sem a pessoa retornando para o lar.

Por esse motivo, muitas mães redobram os cuidados com seus filhos. E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, uma família no Rio de Janeiro estaria desesperada. O motivo? Uma menina teria sido sequestrada na Fundação Osório após o período de aulas. Em um áudio que está circulando junto com um texto, uma mulher (que diz ser tia da jovem) pede desesperada para que as pessoas compartilhem a foto da menina. Confira:

Áudio: “Gente, por favor, me ajudem a divulgar. Pegaram minha sobrinha na escola, na Fundação Osório. Por favor, botem as fotos nos grupos pra ver se alguém viu essa menina”. Versão 1: “Me ajudem por favor, segundo a tia que frequenta a minha igreja … Esta criança foi pega agora na Fundação Osório… COMPARTILHEM POR FAVOR OREMOS IRMÃOS …”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: “Bom dia! Esta menina foi levada de sua Escola Fundação Osório,vamos compartilhar. Quando uma mãe chora, todas choramos juntas”. Versão 3: “Criança foi pega na escola Fundação Osório. Vamos ajudar a família! Deus no comando! Recebi no meu zap a tia em estado de desespero não deixou contato. Quem souber por favor divulguem”.

Menina foi sequestrada na Fundação Osório (no Rio) e está desaparecida?

A informação comoveu muita gente e rapidamente viralizou nas redes sociais. Mas será que essa história de que uma menina teria sido sequestrada na Fundação Osório, no Rio, é verdade? Não é!

Vamos aos fatos! Uma rápida leitura nas mensagens é o suficiente para colocar a pulga atrás da orelha. As publicações apresentam caráter vago, alarmista, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. Há também a ausência de notícias sobre o desaparecimento (o que é bastante incomum.

Além disso, existe um histórico grande sobre o assunto. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias falsas sobre desaparecidos, como a história do desaparecimento da jovem Laisla Aparecida que estaria sendo procurada pelo Seu Divino. Também o caso do desaparecimento de uma menina de 11 anos que teria sido sequestrada em Maricá (RJ) e, por fim, o caso do sumiço da menina Maria Clara que teria ido comprar ração e desapareceu.

Resolvemos, então, entrar em contato com a Fundação Osório para esclarecer toda a situação. Para quem não sabe, a Fundação Osório é uma escola de educação básica e profissional para dependentes de militares e outras Forças Singulares. Após ser contatada, a Fundação Osório disse que tudo não passou de um mal-entendido.

De acordo com a instituição, “a menina estava no banheiro quando a van veio buscá-la”. Nesse momento, não avistando a menina, uma inspetora teria dito que o pai da jovem teria ido buscá-la. “Daí, o motorista ligou para o pai perguntando porque ele não havia avisado que iria pegar a filha e o pai disse que não havia pego. Aí, você já sabe”, informou a Fundação Osório. Por fim, a instituição afirmou que todas as publicações sobre o desaparecimento da aluna são falsas. Leia na íntegra o que foi nos dito:

Foi um tremendo mal entendido, a menina estava no banheiro qdo o motorista da van veio buscá-la e uma inspetora de alunos sem noção falou que o pai já havia levado a aluna, daí o motorista ligou para o pai perguntando pq ele não havia avisado que iria pegar a filha e o pai disse que não havia pego, aí, vc já sabe… Pode divulgar que são FALSOS os posts sobre o desaparecimento da aluna.

Em resumo: a história que diz que uma menina foi sequestrada na Fundação Osório é falsa! Toda a história não passou de um mal-entendido. A menina, na verdade, estava no banheiro na hora da saída e, por isso, não foi vista. Mas tudo já foi esclarecido e a jovem está bem. Ou seja, tudo não passou de uma balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru