Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina quebra o pescoço e morre após briga em escola de MG #boato

Menina quebra o pescoço e morre após briga em escola de MG #boato

Boato – Briga que aconteceu em escola de Minas Gerais (Teófilo Otoni) terminou com morte de uma menina após ela ter quebrado o pescoço.

Passadas as eleições, agora acompanhamos o período de transição de governo. E, embora Bolsonaro chegue ao Palácio do Planalto só em 02 de janeiro de 2019, já tem gente de olho em outras promessas do político como, por exemplo, a redução da maioridade penal.

Para reforçar a necessidade de que essa pauta seja atendida, tem muita gente compartilhando um vídeo bastante violento no Facebook. As imagens mostram uma briga em uma escola de Minas Gerais (em algumas versões é dito que ocorreu em Teófilo Otoni), onde uma menina é agredida até que, dizem, quebra o pescoço e morre. Por motivos óbvios não exibiremos o vídeo aqui, no entanto, confira as mensagens que estão compartilhando com as imagens:

Mensagem 1: Isso aconteceu em uma escola pública de MG, a menina quebrou o pescoço e morreu. Esse é o retrato das *escolas públicas que o PT nos deixou*. O Brasil todo precisa ver esse vídeo , principalmente os Pais e Mães que votaram no PT. *REPASSEM* ! O próximo pode ser seu filho ou sua filha!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Mensagem 2: Briga de escola hoje a tarde em Teófilo Otoni, entre garotas, uma quebrou o pescoço e morreu no local.
Pra mim isso foi um assassinato, e são cúmplices, todos era se omitiram em ajudar a separar… Alunos e professores, profissionais que viram uma menina ser morta e não fizeram nada. Estou chocada…. Mostrei o vídeo para minha filha e orientei… Perder uma filha assim não tem precedentes….

Confira também o áudio que circula no WhatsApp, pedindo que todos compartilhem a informação e que o presidente se dedique a reduzir a maioridade penal para 14 anos, já que os adolescentes nas escolas “são um bando de demônios” e podem responder por seus crimes:

Menina quebrou o pescoço e morreu após briga em escola de MG?

As imagens, como comentamos, são realmente bem fortes. Mostram agressões severas a uma aluna até que ela perde a consciência. É triste de ver e é real. Então essa história é verdadeira? Não é! O vídeo é verdadeiro (infelizmente), mas não é verdade que a menina agredida quebrou o pescoço e morreu. Agora, vamos entender melhor.

Pois bem, seguindo a cartilha, começamos desconfiando bastante dessa história trágica por causa do teor das mensagens compartilhadas. Tanto os textos que acompanham o vídeo no Facebook como o áudio do WhatsApp são extremamente alarmistas, também são vagos (não informam detalhes sobre a história) e o conteúdo é politizado. Soa familiar? Isso mesmo, estas são todas características típicas de boatos da internet.

Além disso, é muito comum que compartilhamentos de vídeos chocantes estejam relacionados a mentiras. Aqui no site já esclarecemos várias histórias assim, como o caso do homem que caiu do céu no estacionamento e até o disco voado gravado em Bocaiúva, apenas para citar alguns exemplos.

Isso tanto é um padrão, que um dos leitores do Boatos.org (que não se identificou) percebeu e nos ajudou no trabalho investigativo: ele encontrou uma notícia sobre a briga na escola, que na verdade ocorreu em Tucuruí, no estado do Pará (não em Teófilo Otoni, Minas Gerais). A matéria do G1 dá detalhes sobre o acontecimento, e informa o ponto mais importante: a menina agredida desmaiou, foi levada ao hospital para atendimento e depois recebeu alta. Ou seja, não quebrou o pescoço nem morreu.

Resumindo, não é verdade que uma menina quebrou o pescoço e morreu durante uma briga em uma escola de Teófilo Otoni (MG). Estão compartilhando um vídeo verdadeiro que mostra o absurdo da violência existente nas escolas públicas, mas o caso não resultou em morte (ainda bem!). Portanto, essa história é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.