Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mendigo Givaldo Alves morreu baleado em SP #boato

Mendigo Givaldo Alves morreu baleado em SP #boato

Mendigo Givaldo Alves morreu baleado em SP, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Givaldo Alves, mais conhecido como o “mendigo do DF”, morreu após ser baleado na cidade de São Paulo. G1 deu a notícia.

Na última semana, o Boatos.org teve que desmentir uma notícia falsa que apontava que Givaldo Alves, mais conhecido como o “mendigo do DF” ou “mendigo de Planaltina”, havia morrido em um acidente de carro. Nem bem essa história foi superada e já apareceu outra.

De acordo com mensagens que circulam online, Givaldo Alves teria sido baleado em São Paulo e morrido por consequência dos tiros em questão. Publicações apontam como “prova do ocorrido” um print do portal G1 e uma foto de luto de Givaldo.

“CELEBRIDADES Mendigo Givaldo Alves é morto a tiros em São Paulo O ex-mendigo que ficou conhecido após caso de traição foi encontrado morto em apartamento na grande São Paulo. Por Edgar Canuto”, diz a mensagem que circula por aí.

Mendigo Givaldo Alves morreu baleado em SP?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Assim como na fake news do acidente de carro, a história não demorou a circular na Internet. Porém, novamente não é verdade que Givaldo Alves morreu.

Na realidade, o boato é fruto de uma montagem já manjada no mundo das fake news. Ao buscar por informações sobre a morte de Givaldo Alves, como era de se imaginar, nada encontramos em fontes confiáveis. Tampouco, encontramos nada no portal G1 (muito menos com o nome repórter Edgar Canuto)

Foi aí que chegamos à conclusão que a imagem nada mais é do que fruto de uma adulteração de página do G1. Para fazer o “truque”, a pessoa precisa apenas entrar em uma página qualquer do portal (ou de qualquer outro site), pedir para inspecionar o código-fonte da página, modificar o trecho em questão e dar o print.

O Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias falsas do tipo como, por exemplo, que apontava que Dilma e Maria do Rosário haviam assumido um relacionamento ou que a Pfizer havia comprado uma fábrica de desfibriladores.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o Givaldo Alves, morador de rua que virou uma celebridade, morreu após ser baleado. O print que está circulando online é de uma notícia adulterada do Portal G1 e o boato sequer é novidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso