Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Marinha faz apreensão de armas na Baía da Guanabara durante Carnaval #boato

Marinha faz apreensão de armas na Baía da Guanabara durante Carnaval #boato

Boato – Enquanto a imprensa fala apenas em coisas banais, esconde que a Marinha apreendeu armas durante o Carnaval na Baía da Guanabara (Rio de Janeiro).

O Carnaval acabou, mas não as polêmicas relacionadas à folia. Depois de uma postagem polêmica do presidente Jair Bolsonaro, críticos e defensores do governo começaram a “batalhar” em redes sociais. No meio disso, uma história tem sido usada por aí como argumento em debates acalorados.

De acordo com postagens em redes sociais, a mídia escolheu falar na postagem de Bolsonaro em detrimento de uma grande operação da Marinha na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. As mensagens mostram fotos do que seria uma apreensão da Marinha de armas, munições e drogas. Leia três versões da mensagem que circula online:

Versão 1: ISSO A IMPRENSA COMUNISTA NAO MOSTRA NÉ, APREENCAO FEITA PELA MARINHA NA BAÍA DE GUANABARA ENQUANTO ROLA O CARNAVAL

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: A segurança melhorando e a extrema imprensa focada em coisas banais do governo. Aquilo que a imprensa não publica para não valorizar o governo. Carnaval rolando, enquanto isso, olha o que vem pela Baía de Guanabara, apreensão feita pela Marinha!

Versão 3: Parabéns à nossa Marinha do Brasil que, durante o carnaval, efetuou a interceptação de um grande carregamento de armas e munições que entrava pela Baía da Guanabara. Quantas mortes foram evitadas com essa operação?

Marinha fez apreensão de armas na Baía da Guanabara durante Carnaval?

O que não faltaram foram compartilhamentos relacionados ao assunto. Mas será mesmo que as imagens retratam uma apreensão da Marinha na Baia da Guanabara durante o Carnaval? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, já ficamos desconfiados. Dentre as características de boatos, a mensagem carrega o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação em fontes confiáveis.

Quando fomos buscar por ações da Marinha nos últimos dias na Baía da Guanabara, nada encontramos. Nem na mídia (chamada de comunista e extrema em alguns casos) tampouco em perfis e sites ligados à Marinha. Não é estranho?

Nos restou buscar pelas imagens para chegarmos às imagens. Pois bem, as fotos retratam duas situações (e não uma). Nenhuma foi durante o Carnaval (as duas foram em 26 de fevereiro de 2019), foi de uma operação da Marinha ou mesmo deixou a “mídia caladinha”.

Algumas das fotos foram de uma apreensão da Polícia Rodoviária Federal realizada na cidade de Seropédica (Rio de Janeiro). Na ocasião, foram apreendidas pistolas, fuzis e munições que seriam entregues no complexo da Maré. Um homem foi preso e a notícia foi retratada no IG.

Outras das fotos foram de uma operação do Bope na Ilha do Governador (Zona Norte do Rio). Suspeitos tentavam fugir dos policiais em um barco e foram presos na Baía da Guanabara. Detalhe: uma das pessoas retratadas como “bandido” no post em redes sociais é, na realidade, o condutor do barco que havia sido rendido pelos assaltantes. A matéria da apreensão saiu no G1 e da libertação do condutor do barco por este site local.

Resumindo: a história que aponta que a Marinha fez uma operação e apreendeu armas no Rio de Janeiro durante o Carnaval é falsa. As fotos são de operações da PRF e do Bope e não ocorreram durante o Carnaval.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.