Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menina Maria Clara foi comprar ração e está desaparecida #boato

Menina Maria Clara foi comprar ração e está desaparecida #boato

Boato – Por favor, compartilhe! Menina Maria Clara saiu para comprar ração e está desaparecida desde ontem.

Nos últimos 10 anos, o Brasil registrou o desaparecimento de 190 pessoas por dia – o que significa que a cada uma hora oito pessoas desaparecem no país. É o que mostra os dados do relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2017.

Os números fazem parte do drama vivido por muitas famílias no país. Todos os dias, mães e pais desesperados procuram pistas de filhos que saíram de casa e nunca mais voltaram. E seria o caso da Mãe da Maria Clara, que em um áudio compartilhado no WhatsApp, pede ajuda para encontrar a filha, que desapareceu após sair para comprar ração.

Com o áudio, a mensagem se espalhou no Facebook e ganhou novas versões. No início, o desaparecimento foi reportado em Macaé, no Rio de Janeiro. Depois, começou a ser informado que ela teria desaparecido em outras cidades do estado e até em São Paulo, Ilheús (BA), Arapiraca (AL) e outras. Leia o que diz o áudio e as mensagens sobre o desaparecimento:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Gente essa daqui é Maria Clara minha filha. Ela saiu à tarde para comprar ração. Ela chegou no local e comprou a ração, mas só que aí ela não chegou em casa de volta. Antes que alguém fale se eu briguei. Não, não briguei está tudo em paz. Estava tudo bem, mas ela não chegou em casa. Se puder, por favor, compartilha. Me ajuda. Aqui quem está pedindo é uma mãe desesperada por uma filha.

Bom dia pessoal,quero que vcs me ajudem a compartilha essa foto dessa menina. O nome dele é Maria Clara e ela desapareceu ontem à tarde no aeroporto (Macaé)ela foi comprar ração chegou até o local mais não retornou pra casa, por favor orem compartilhe é uma mãe desesperada a procura de sua filha 

Essa jovem esta desaparecida desde ontem ela foi comprar ração e não voltou mais! Ela é do parque são José Belfo Roxo! Por favor divulquem a foto dela em nome de Jesus!

Menina Maria Clara foi comprar ração e está desaparecida?

Nós poderíamos colocar todas as mensagens que vimos em outros locais, mas vamos poupar vocês de tanta informação repetida. Mas só o fato de o desaparecimento da menina ser reportado em vários locais já mostra uma coisa: se o desaparecimento foi real, com o tempo ele acabou se tornando um boato.

Junte isso ao fato de que a mensagem segue o enredo dos boatos online: alarmistas, cheios de informações vagas, sem datas e fontes confiáveis e pedidos de compartilhamento. Além disso, ao buscarmos informações sobre o assunto, não encontramos nada além das mensagens compartilhadas nas redes sociais.

Por fim, a informação já está circulando há vários dias e não há notícias se ela foi encontrada ou, pelo menos, mais detalhes sobre o caso (tampouco a mãe que teria criado o áudio resolveu se identificar). Ou seja, mesmo que o desaparecimento seja real, ele, de fato, se tornou um boato com o passar do tempo.

Resumindo: a história de que a menina Maria Clara foi comprar ração e está desaparecida é falsa. E mesmo que, em alguma das cidades citadas, a informação seja verdadeira, compartilhar a mensagem de maneira tão vaga e irresponsável não ajuda em nada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.