Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Magazine Luiza quer que a bandeira do Brasil seja vermelha #boato

Magazine Luiza quer que a bandeira do Brasil seja vermelha #boato

Magazine Luiza quer que a bandeira do Brasil seja vermelha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Magazine Luiz quer que a bandeira do Brasil seja vermelha e tenha as palavras fome e retrocesso. A prova é um outdoor que está na Avenida Paulista, em São Paulo.

Uma das funções das notícias falsas distribuídas por alguns grupos políticos é o de desviar o foco do que é realmente importante. Uma das últimas histórias que circulam online sugere que o Magazine Luiza apoia a mudança da bandeira do Brasil.

Um vídeo gravado na Avenida Paulista que mostra uma intervenção de uma releitura da bandeira do Brasil manchada de sangue e com os dizeres “fome e retrocesso” está sendo acompanhado de mensagens que a obra é de responsabilidade do Magazine Luiza. Leia algumas das versões da história que circula online:

Versão 1: Olha o quem Magazine Luiza está apoiando os PTralhas e PSDB…. Na bandeira vermelha o que está escrito? ” Fome e Retrocesso” A minha é verde e amarelo e está escrito ordem e progresso Versão 2: MAGAZINE LUIZA COLOCA BANDEIRA BRASILEIRA VERMELHA NA AV. PAULISTA! BOICOTE AOS ESQUERDOPATAS JÁ! #MagazineLuizaCancelada #BurgerKingCancelado Versão 3: Magazine Luiza patrocínou um outdoor na Avenida Paulista, com a Bandeira nacional pintada de Vermelha com a frase FOME E PROGRESSO VAMOS DAR A RESPOSTA PRA ESSA LOJA, NÃO COMPRANDO NUNCA MAIS NADA DELES !

Magazine Luiza quer que a bandeira do Brasil seja vermelha?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo se espalhou pela internet. Só que além de se tratar de um factoide gigantesco, não é verdade que a imagem em questão é uma “campanha” para a bandeira do Brasil se tornar vermelha ou mesmo que a obra seja do Magazine Luiza. Na realidade, pegaram uma peça de uma exposição e tiraram toda a narrativa de contexto.

Para chegar à verdade, resolvemos procurar pela imagem em questão. Ela é da artista Criola. Só que, ao contrário do que sugerem as mensagens, não há qualquer intenção de mudar a bandeira do Brasil. O que há, claramente, é uma crítica ao governo atual, de Jair Bolsonaro. O aumento da miséria no Brasil e as mortes causadas pela pandemia no Brasil dão o tom da imagem. Não se trata de um desejo de mudança de bandeira e sim uma visão da artista de como a bandeira do Brasil ficou.

A obra está na Avenida Paulista, um dos principais pontos de São Paulo, porque faz parte da exposição “Feminino Plural”. Além de Criola, a artista Claudia Liz expõe no local. Ou seja: não se trata de um (como aponta a mensagem que circula online) outdoor do Magazine Luiza.

O nome do Magazine Luiza está sendo utilizado nas mensagens porque a empresa é uma das patrocinadoras da exposição. E aí vai dois detalhes: nem a empresa “escolhe” as obras que vão para a exposição (isso é feito por uma curadoria especializada) tampouco a Maganize Luiza é a única (ao contrário do que sugere as mensagens) apoiadora do evento.

Como é possível ver no cartaz, outras empresas como a Renner, Ticket, Carrefour e Casas Bahia também apoiam a exposição. Além disso, há as logos de órgãos públicos municipais e do governo federal. Quem acredita que o Magazine Luiza quer a “bandeira vermelha” porque há o logo da empresa na exposição também deveria acreditar que o governo do Brasil também quer isso, não?

Resumindo: mais uma vez, uma narrativa das mais enviesadas (quem não se lembra da “mamadeira” das eleições de 2018) está sendo criada com base em uma informação retirada de contexto. Nem a imagem em questão é uma campanha para “transformar” a bandeira do Brasil tampouco o Magazine Luiza está querendo essa mudança.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: