Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fotos mostram locais de Brumadinho que foram destruídos em tragédia #boato

Fotos mostram locais de Brumadinho que foram destruídos em tragédia #boato

Boato – Fotos mostram antes de locais afetados pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

O mundo ainda está em choque com a tragédia provocada pelo rompimento da Barragem da mineradora Vale em Brumadinho, no interior de Minas Gerais. Enquanto as equipes de resgate buscam pelos desaparecidos, os boatos sobre a tragédia não pararam.

O último deles aponta para um “antes e depois” da cidade após a passagem da enxurrada de lama e rejeitos que destruiu casas e deixou até momento 157 mortos. A publicação, que viralizou no Facebook e WhastApp, mostra casas, pousadas e paisagens que foram supostamente soterrados pela lama e diz: “como era Brumadinho antes”. Confira:

Versão 1: Beleza criada pelo Deus todo poderoso e destruída pela ganância humana. Como era Brumadinho, antes do crime cometido pelos dirigentes da Vale. Versão 2: COMO ERA BRUMADINHO ANTES DO CRIME AMBIENTAL. Se você não conheceu Brumadinho antes do criminoso acidente, esta é a oportunidade de você curtir algumas lindas fotos. Versão 3: Você que não conheceu Brumadinho antes do estouro da barragem da Vale veja como era.

Fotos mostram locais de Brumadinho destruídos pelo estouro da barragem da Vale?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O desastre já é a maior tragédia humana da história recente do país. Mas será mesmo que as imagens mostram locais atingidos pelo estouro da barragem? A resposta é não. Entenda os porquês.

A mensagem dá a entender que tudo que está nas imagens foi destruído pela lama. Pois bem, apesar do rompimento da barragem ter causado danos irreparáveis, nem tudo que está nas imagens foi arrastado pela lama.

Isso porque, ao buscarmos pela origem das imagens, chegamos à conclusão que, pelo menos, a maior parte das fotos são do Instituto Inhotim, como mostram estes links aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e mais esse aqui. Por sinal, vale lembrar que o museu não foi atingido pelo rompimento da barragem. Inclusive, o Instituto Inhotim retornou às atividades neste sábado (9 de fevereiro de 2018), após ficar fechado por duas semanas devido ao rompimento da barragem da Vale, no dia 25 de janeiro.

Há também duas imagens de pousadas que sequer estão em Brumadinho. Uma delas é a Pousada Kafundó, localizada em São José das Bicas (MG), e a outra está em Piedade do Paraopeba. Das imagens, a única que, de fato, está em Brumadinho é o Ponto Chalé que, por sinal, também não foi atingida pela lama.

Vale dizer que a única imagem que, de fato, representa um “antes e depois” é a entrada da cidade que, apesar de não ter sido atingida pela lama, foi modificada durante protestos contra a Vale. Por fim, mas não menos importante, nesta matéria temos um panorama das regiões que foram atingidas pelo rompimento da Barragem.

Resumindo: não devemos (e nem podemos) minimizar a tragédia, mas as imagens que estão circulando nas redes sociais nem são de Brumadinho e nem foram atingidas pelo rompimento da Barragem. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.