Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Lobisomem é morto a tiros em cidade do Brasil, mostra vídeo #boato

Lobisomem é morto a tiros em cidade do Brasil, mostra vídeo #boato

Lobisomem é morto a tiros em cidade do Brasil, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra corpo de lobisomem morto a tiros em diversas cidades do Brasil (Picos, Ipu, Baixão Grande e Pará). 

Desde crianças escutamos histórias sobre seres fantásticos e assustadores. Quem nunca ouviu falar no lobisomem, na curupira, no boitatá ou da mula sem cabeça? Muitos (ou quase todos) esses personagens fizeram parte da infância de muita gente.

Depois que a gente cresce, essas lendas são deixadas de lado. Quando adultos, descobrimos que elas não passavam de história. Entretanto, tem gente que jura de pé junto que alguns desses personagens são reais.

E de acordo com uma história que está circulando na internet, parece que a lenda do lobisomem pode ser real. Segundo uma publicação, um vídeo mostraria o corpo de um lobisomem morto a tiros em uma cidade no Brasil. As versões da história apontam que a situação teria ocorrido em Picos (PI), Ipu (CE), Baixão Grande (MA) e no Pará. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Onça acabou de matar um filhote de lobisomem na mata de Tinguá em Nova Iguaçu. Muito assustador, postem o vídeo nos comentários”. Versão 2: “Esta não seria a primeira vez que relatam a presença de um “lobisomem” naquela região. Moradores afirmam já ter visto um animal parecido na estrada que dá acesso à região principalmente à noite”.

Versão 3: “SERÁ QUE MATARAM UM LOBISOMEM ???? Curiosidades Aliena Mundi.     Vejam também mais esse video.   Lobisomem da páscoa -”. Versão 4: “Mataram Lobisomem estão falando que foi baichao grande no Pará”.

Lobisomem é morto a tiros em cidade do Brasil, mostra vídeo?

A história fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente impressionada. Apesar disso, a história não passa de balela. A explicação fica por conta das inúmeras versões da história e pela origem do vídeo.

Ao olhar para a publicação, logo de cara ficamos desconfiados. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis. Além disso, o que não falta na internet são histórias falsas sobre criaturas bizarras.

A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que um chupa-cabra teria sido visto em diversas cidades do Nordeste brasileiro. Também a que indicava que um lobisomem teria sido flagrado em diversos municípios do Brasil e, por fim, a que apontava que uma criatura estranha teria comido um homem em uma lavoura de soja, no Paraguai.

Logo de cara, achamos toda a história muito estranha pelo grande número de versões que ela recebeu. Assim como em outras histórias sobre seres estranhos, o que não falta são lugares para o tal lobisomem aparecer.

Ao procurar por mais informações na internet, descobrimos que a história já havia sido desmentida por um blog. De acordo com a página Realidade na Tela, a criatura que aparece no vídeo, na verdade, é um boneco de silicone coberto de sangue.

A suposta criatura que aparece no vídeo, na realidade, é uma escultura do artista estadunidense Joseph-Rob Cobasky. O vídeo que mostra o suposto monstro foi publicado, originalmente, no perfil do artista no dia 7 de março de 2021. No Instagram, é possível ver que o artista trabalha na escultura, no mínimo, desde outubro de 2020.

Se isso não bastasse, antes do Dia da Mentira, alguém pegou o vídeo no perfil de Joseph e resolveu criar uma história fictícia em cima do vídeo para assustar os desavisados. No filme completo, é possível ver que diversas pessoas tentaram encenar uma história em que tinham avistado um lobisomem próximo à uma rodovia. O áudio do vídeo original foi retirado e a pessoa que editou o vídeo acrescentou as vozes dos participantes do filme, como se estivessem chocados com a descoberta. Tudo é explicado aqui.

Em resumo: a história que diz que um lobisomem morto a tiros foi gravado em várias cidades no Brasil é falsa! O vídeo foi editado e retirado do perfil oficial do artista Joseph Rob Cobasky. O suposto monstro, na realidade, é um boneco de silicone feito por Joseph. O vídeo original foi publicado no dia 7 de março de 2021 no perfil do artista. A obra está sendo feita, pelo menos, desde outubro de 2020. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr