Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Lista de veículos recuperados no Morro do Chapadão, no Rio, é divulgada #boato

Lista de veículos recuperados no Morro do Chapadão, no Rio, é divulgada #boato

Boato – Polícia fez operação no Morro do Chapadão, no Rio de Janeiro, hoje e recuperou veículos roubados. Veja se o seu carro está na lista.

Quem decidiu fazer um investimento e adquirir um carro, sabe bem: ter um automóvel é como ter um filho. São diversos cuidados, gastos e preocupações. Seguro, valor do combustível e a questão da segurança são alguns deles. Em cidades onde a violência tem se destacado (como o Rio de Janeiro), muitos motoristas precisam, ainda, se preocupar com roubos e furtos.

Entretanto, segundo uma publicação nas redes sociais, alguns motoristas podem ter um final feliz. Isso porque, após uma operação no Morro do Chapadão, na capital fluminense, a polícia conseguiu recuperar diversos carros roubados. Confira:

Carros recuperados na operação de hoje no Chapadão: Lmd-3399 siena preto; Ezs-3574 Sonic Prata; Kqr-6963 onix vermelho; Kpl-7718 uno Prata; Lsg-9904 fiesta Branco; lpk-2096 Siena cinza; Tenere Preta; Kym-3364 Fox branco; Fff-0817 picasso branco; Kvo-9458 Asz Branco; Fox vermelho; Kpe-7741 jac chumbo; Pyw-7219 prisma Branco; Lqx-4074 city Prata […]. Divulguem, pode ser de algum amigo ou conhecido”. 39 DP, Pavuna – Mais informações

Há uma lista de veículos recuperados no Morro do Chapadão, no Rio de Janeiro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Notícias como essa sempre trazem esperança para aqueles que tiveram seus carros roubados ou furtados. Mas será que a polícia realmente recuperou diversos carros roubados no Morro do Chapadão no dia de hoje? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, a mensagem já nos deixa bastante desconfiados. Isso porque ela segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além de tudo isso, ela ainda possui outro elemento bastante utilizado em boatos: a palavra “hoje”. Aqui no Boatos.org, nós já desmentimos diversas histórias que envolviam situações “acontecendo hoje”, como o caso da morte do garoto-propaganda da Bombril, a tentativa de assassinato de Eduardo Bolsonaro e a invasão dos caminhoneiros na Esplanada dos Ministérios.

Quando um texto possui a palavra “hoje”, ele tem grandes chances de continuar sendo compartilhado mesmo desatualizado. Já sabendo disso, resolvemos buscar pelo conteúdo da mensagem e descobrimos o furo: ele já circula desde 2017 (em uma versão idêntica ao texto de 2018).

Uma nova busca também mostrou que não houve nenhuma apreensão recente de veículos no Morro do Chapadão, no Rio de Janeiro. Uma das maiores apreensões realizadas no local foi em 2016. Na ocasião, os veículos recuperados poderiam ser consultados através de uma lista disponível na internet. Ao buscar pelos primeiros carros citados na lista de hoje, nada encontramos.

Por fim, realizamos uma busca no site do Detran do Rio de Janeiro e descobrimos que os carros citados na história se dividem em situações regulares e irregulares. Isso denota que, apesar de ser possível que, um dia, a lista tenha sido real (mesmo não sendo encontrada em nenhum lugar confiável), hoje ela não é mais.

Em resumo: a história que diz que uma operação no Morro do Chapadão recuperou diversos carros roubados hoje é falsa. Além de não existir nenhuma apreensão no Morro do Chapadão no dia de hoje, nenhum dos veículos listados foi recuperado hoje. Ou seja, a história não passa de boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.