Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Lista de empresas compradas pela China mostra invasão silenciosa do império chinês #boato

Lista de empresas compradas pela China mostra invasão silenciosa do império chinês #boato

Lista de empresas compradas pela China mostra invasão silenciosa do império chinês, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lista de empresas compradas pela China inclui Sabesp, CPTM, Comgás, Enel, Band, Globo e CNN. É a invasão silenciosa do império chinês.

Dentre os boatos mais recorrentes que estão sendo espalhados desde o início da pandemia estão informações falsas sobre a “compra de empresas” por parte da China. Hoje, vamos falar de um boato já desmentido aqui que ganhou uma “nova roupagem”.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, a China comprou uma série de empresas brasileiras e está colocando em prática uma “invasão silenciosa do império chinês”. Leia o texto que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

A INVASÃO SILENCIOSA DO IMPÉRIO CHINÊS QUE NINGUÉM ESTÁ PERCEBENDO . Enquanto o povo se preocupa só com o covid19 vendo na Globo esquecem da China já comprou através do Doria: SABESP CPTM COMGAZ no ANEL MINERADORA DE EXTRAÇÃO DE FERRO EM MINAS GERAIS TV BAND CNN NO PARANÁ COMPRARAM TODA A OPERAÇÃO DE CONTAINERS DO PORTO DE PARANAGUÁ VAI COMPRAR E PAGAR TODA DIVIDA DA GLOBO

ESTÁ DE OLHO NO NORDESTE ONDE NINGUÉM DA ATENÇÃO VAI COMPRAR MUITAS TERRAS NO NORDESTE PARA PRODUZIR ALIMENTOS PARA SI MESMA ESTA DE OLHO NOS PORTOS QUE SÃO A SAÍDA DE ALIMENTOS PARA ELES, PRINCIPALMENTE O PORTO DE SANTOS O MAIOR PORTO DA AMÉRICA LATINA !! REALIDADE É QUE A CHINA ESTÁ LEGALMENTE COMENDO PELAS BEIRADAS O BRASIL INTEIRO ENQUANTO O POVO SE DISTRAI.

A CHINA VAI TOMAR CONTA DE ÁREAS PRODUTIVAS E NÃO PRODUTIVAS E TRANSFORMA-LAS EM TERRITÓRIO COMUNISTA LEGALIZADO. ACORDA FORÇAS ARMADAS NOSSA SOBERANIA ESTÁ INDO PRA CHINA MESMO !! A ÍNDIA EXPULSOU TODAS AS EMPRESAS CHINESAS QUE LA ESTAVAM, TIVERAM QUE USAR DINHEIRO DE SUAS RESERVAS PARA COMPRAR AS EMPRESAS. A CHINA ESTÁ COMPRANDO TODAS AS EMPRESAS NÃO ARREMATADAS POR EMPRESAS BRASILEIRAS QUE QUEBRARAM NO BRASIL A PREÇO DE BANANA !!

Com certeza só estão ajudando a prorrogar esta Pandemia no Brasil pra que os empresários chineses venham e comprem todas as empresas quebradas junto com políticos corruptos, e que toda esquerda tem camuflada no Brasil através de promessas comunistas façam e já fazem como nosso Governador DÓRIA está vendendo o Estado mais rico do Brasil para os chineses. QUANDO O POVO ACORDAR SERÁ TARDE !!! Compattilhem é nossa soberania que está em jogo

Lista de empresas compradas pela China mostra invasão silenciosa do império chinês?

O que não faltaram foram compartilhamentos (principalmente no WhatsApp). O grande problema disso é que a história em questão é uma “compilação” de diversos boatos que já desmentimos aqui no Boatos.org.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Um texto muito parecido com esse foi desmentido em julho deste ano. Na ocasião, explicamos que nenhuma das empresas citadas (e repetidas na história de hoje) haviam sido compradas pela China. Relembre o que escrevemos:

Como vocês viram, a mensagem em questão segue aquele velho roteiro dos boatos online. A mensagem é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, boatos sobre a “China comprou” são comuns na internet. Desde o início da pandemia, já desmentimos histórias que apontavam que a China havia comprado cooperativas, a Azul, empresas multinacionais e emissoras de TV. Já desmentimos, inclusive, que a China havia comprado a Band e a Globo.

Como vocês viram, é falso que a China comprou a Band e a Globo. O mesmo podemos dizer sobre as outras empresas citadas na mensagem. A Sabesp, empresa de capital aberto, tem como principal acionista o Estado de São Paulo. Ou seja: é uma empresa público-privada. O mesmo pode ser dito da CPTM. Já a Comgas (e não Comgás, como aponta a mensagem) é uma empresa pertencente ao grupo Cosan. Já sobre a “Anel” e “Mineradora de Minas Gerais”, sequer encontramos referências (provavelmente, os nomes também foram escritos de forma errada.

Com isso, podemos cravar que a história que aponta que a China está preparando uma invasão ao Brasil e comprou as empresas em questão é falsa. Trata-se de um boato já desmentido aqui, mas que se reciclou e voltou a circular.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK