Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Leite Tirol proíbe caminhoneiro de usar bandeira do Brasil durante frete #boato

Leite Tirol proíbe caminhoneiro de usar bandeira do Brasil durante frete #boato

Leite Tirol proíbe caminhoneiro de usar bandeira do Brasil durante frete, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Empresa Tirol manda seus caminhoneiros retirarem a bandeira do Brasil durante a realização dos fretes de entrega de leite. 

Com a proximidade do dia 7 de setembro de 2021, algumas pautas andam tendo mais destaque do que outras. Isso porque grupos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro prometem realizar manifestações nesta data com a mobilização de diversos setores da sociedade.

E de acordo com histórias que já circularam, os protestos terão apoio de milhares de caminhoneiros que prometem parar o país. E bem, como já falamos por aqui: isso não deve acontecer.

Entretanto, parece que o assunto caminhoneiros ainda deve se estender por algum tempo. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a empresa Tirol teria proibido seus caminhoneiros de usar a bandeira do Brasil durante seus fretes. “Esta empresa de leite mandou seus caminhoneiros tirar a Bandeira do  Brasil dos caminhões não compre este leite”, diz uma das publicações.

Leite Tirol proíbe caminhoneiro de usar bandeira do Brasil durante frete?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A informação foi amplamente compartilhada nas redes sociais, especialmente no Facebook e no Twitter, onde apenas uma publicação já tem quase 12 mil curtidas. Apesar disso, a história não tem nada de verdade. A explicação fica por conta de uma história bastante parecida e pelo desmentido da própria empresa.

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, com o caráter completamente vago, extremamente alarmistas e pela falta de fontes confiáveis. Além disso, histórias sobre o “grande 7 de setembro” têm sido comuns na internet. 

Ao procurar por histórias similares, encontramos uma informação publicada em um site local de Santa Catarina. No dia 3 de setembro de 2021, o portal publicou um caso envolvendo a cooperativa Cooperoeste Terra Viva e um caminhoneiro. De acordo com a notícia, o motorista teria sido impedido de usar a bandeira do Brasil em seu caminhão. Após a repercussão do caso, a cooperativa veio a público informar que o ocorrido envolveu a transportadora terceirizada e o caminhoneiro. Além disso, informou também que nada tem a ver com o caso.

Como é possível observar, a história não tem nada a ver com a Tirol e muito menos é uma orientação geral aos caminhoneiros. Resolvemos, então, buscar por mais informações nas redes sociais da empresa Tirol. Descobrimos que a empresa fez questão de desmentir o burburinho e informou que desconhece qualquer situação parecida. Além disso, a empresa ainda destacou que essa proibição é totalmente contrária às orientações da direção da empresa, que também utiliza a bandeira do Brasil em sua sede. Na nota, a empresa ainda diz que “respeita todas as ideologias”. Leia nota:

A Tirol esclarece que não é do seu conhecimento nenhuma proibição do uso de simbolos nacionais e que o fato não condiz com as orientações da direção da empresa, que inclusive os utiliza em sua sede matriz. O áudio que narra a situ situação chegou até o grupo com a caracteristica “encaminhado com frequência”, que geralmente é uma marca das fake news. O grupo, que conta com mais de 1.800 colaboradores, é uma empresa democrática e que respeita todas as ideologias.

Por fim, depois de toda a repercussão, a empresa Tirol fez questão de deixar uma postagem em comemoração ao dia 7 de setembro com a imagem de uma bandeira do Brasil (para mostrar que essa história está enterrada).

Em resumo: a história que diz que a empresa Tirol teria proibido um caminhoneiro de usar a bandeira do Brasil durante seu frete é falsa! A história surgiu após uma situação semelhante ocorrer entre uma transportadora terceirizada contratada pela Coperoeste Terra Viva e um caminhoneiro. Além disso, a própria Tirol fez questão de desmentir o caso e informou que, inclusive, usa a bandeira do Brasil em sua matriz. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso