Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Leandro Karnal escreve texto “Ironia do Destino” sobre Albert Bourla, CEO da Pfizer #boato

Leandro Karnal escreve texto “Ironia do Destino” sobre Albert Bourla, CEO da Pfizer #boato

Leandro Karnal escreve texto Ironia do Destino sobre Albert Bourla, CEO da Pfizer, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em texto “ironia do destino”, Leandro Karnal conta a história de Albert Boula, CEO da Pfizer, e sua família de judeus. 

Para quem acompanha o Boatos.org há algum tempo, sabe que o nome do professor e pesquisador Leandro Karnal sempre foi uma figurinha carimbada por aqui. Mas já fazia algum tempo que o nome do dele não aparecia por aqui.

E se você sentiu saudades, pode comemorar agora mesmo. Nos últimos dias, uma história envolvendo o nome de Leandro Karnal tem feito grande sucesso nas redes sociais e deixado muitos internautas curiosos.

De acordo com as publicações, Leandro Karnal teria escrito um texto contando sobre a história de Albert Boula, CEO da Pfizer. Segundo o texto, intitulado como “ironia do destino”, a família Boula, judaica, teria escapado de um massacre promovido por Hitler, na Grécia. Ainda de acordo com a história, esse seria o motivo pelo qual a vacina da Pfizer teria sido distribuída primeiro em Israel. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“*IRONIA DO DESTINO* Leandro Karnal Mais de 80 anos atrás, na Grécia, 60 mil judeus viviam pacificamente em Thessaloniki. Era uma comunidade vibrante e valiosa, com a maioria desses judeus trabalhando no porto.  O porto de Thessaloniki, apesar de sua intensa dinâmica, *fechava aos sábados no Shabat.* Lá também viveram e estudaram grandes rabinos eméritos.  Todos participaram e curtiram com alegria. Mas em 2 de setembro de 1939, na véspera da eclosão da Segunda Guerra Mundial, foi nessa comunidade gloriosa que o terror nazista emergiu repentinamente.  Em 6 de abril de 1941, Hitler invadiu a Grécia para garantir sua frente sul antes de lançar a famosa Operação Barbarossa e sua grande ofensiva contra a Rússia. Dos *60.000* judeus em Thessaloniki, cerca de *50.000* foram exterminados no campo de concentração de Birkenau … triste tempo recorde. O massacre dos judeus da Grécia foi breve, mas intenso. Muitos poucos tiveram a chance de se salvar. Mas entre os sobreviventes estava uma família conhecida como Bourla. 

E depois da guerra, em 1961, um filho nasceu nesta família milagrosa que contornou os campos de extermínio. Seus pais o chamavam de Israel, Abraão.  Ele cresceu e estudou medicina veterinária na Grécia.  Esse aluno brilhante, Abraham, obteve seu Ph.D. em biotecnologia reprodutiva na escola de veterinária da Universidade Aristóteles em Thessaloniki. Aos 34 anos, ele decidiu se mudar para os Estados Unidos.  Ele mudou seu primeiro nome.  Abraham por Albert.  Ele conheceu uma mulher judia chamada Miriam e depois do namoro ela se tornou sua esposa.  Juntos, eles tiveram 2 filhos. Nos Estados Unidos, Albert ingressou na indústria médica.  Ele progrediu muito rapidamente e ingressou em uma empresa farmacêutica onde se tornou CEO. Abraham (Albert) subiu na hierarquia e garantiu sua nomeação como CEO da empresa em 2019. Ao longo do ano Albert decide direcionar todos os esforços da empresa para tentar encontrar uma vacina contra um novo vírus que acaba de atacar o mundo. 

Ele fez grandes esforços financeiros e tecnológicos para atingir seu objetivo.  Um ano depois, seu trabalho, vinculado às diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde), valida a autorização de sua empresa para produzir a tão esperada vacina. Sua vacina agora é distribuída em vários países, incluindo a Alemanha, que contabiliza milhares de mortes pela pandemia. Ironicamente, esta vacina que salvará a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo muitos alemães, foi dirigida e promovida por um pequeno judeu de Thessaloniki, filho de sobreviventes do Holocausto, cuja maioria de seu povo foi exterminada pela Alemanha nazista. E é por isso que Israel se tornou o primeiro país a receber a vacina.  Em memória de seus avós e pais que deram à luz Israel-Abraham Bourla, hoje conhecido como *Albert Bourla:* *CEO da Pfizer.*”.

Leandro Karnal escreve texto “ironia do destino” sobre Albert Bourla, CEO da Pfizer?

A história fez grande sucesso nas redes sociais, especialmente, no Facebook. Entretanto, essa história não tem nada de real.

Como já dissemos anteriormente, o nome de Leandro Karnal sempre foi usado em informações falsas que circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que Leandro Karnal teria elogiado Bolsonaro e aplaudido a prisão de Lula e também a que indicava que Rodrigo Constantino teria sido bloqueado por 7 dias e afirmou que Karnal seria um comunista.

Ao ler o texto, percebemos que ele está recheado de erros de pontuação. Além disso, o estilo de escrita usado na publicação não lembra em nada o estilo do professor Leandro Karnal. Por sinal, aAo buscar pelo texto nas redes sociais de Karnal, nada encontramos.

Depois de uma rápida busca na internet, descobrimos um texto muito parecido em outro site. No dia 18 de dezembro de 2020, o site R7 publicou um texto contando a história do CEO da Pfizer Albert Bourla e sua família.

Se isso não bastasse, o texto ainda contém erros históricos. De acordo com o Instituto Brasil-Israel, Hitler chegou em Tessalônica em 9 de abril de 1941 (e não no dia 6, como indica o texto). Já segundo o site Morashá, os judeus atuavam em diversos níveis da sociedade em Tessalônica, desde artesãos até mercadores que controlavam o porto. Entretanto, a atividade que mais teria caracterizado a comunidade judaica teria sido a confecção em lã.

Em resumo: a história que diz que Leandro Karnal teria escrito o texto “ironia do destino”, falando sobre a vida de Albert Bourla, CEO da Pfizer, e sua família é falsa! O texto apresenta alguns erros históricos (o que já indica que a autoria de Karnal é falsa, uma vez que Karnal é historiador). Além disso, não encontramos nenhuma menção ao texto nas páginas oficiais do professor e pesquisador. Ou seja, a autoria atribuída não é real.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy