Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Jovem morre após participar do desafio da Baleia Azul no Brasil #boato

Jovem morre após participar do desafio da Baleia Azul no Brasil #boato

Boato – Um jovem de 13 anos da cidade de Nova Iguaçu (RJ) morreu após participar do desafio da Baleia Azul. Baleia Azul fez a primeira vítima no Brasil.

Nos últimos dias, muito tem se falado em relação ao chamado “desafio da Baleia Azul” ou “jogo da Baleia Azul”. Para quem não sabe, o desafio consiste em uma lista de tarefas que deveriam ser cumpridas. A última (número 50) seria tirar a própria vida.  Por incrível que pareça, há relatos de três casos na Rússia de jovens que “cumpriram” o desafio e se suicidaram.

O grande problema é que jogo da Baleia Azul também tem despertado muito a curiosidade das pessoas. E a procura por informações tem feito o desafio, chamado originalmente de “Blue Whale”, chamar mais atenção do que deveria chamar. A prova é que já apareceram grupos na internet com o nome Baleia Azul (e que nada têm a ver com o desafio) e até um caso de um suposto suicídio.

De acordo com um post publicado no Facebook, um menino de 13 anos da cidade de Nova Iguaçu teria cometido suicídio após entrar no desafio da Baleia Azul. Leia o texto que circula online:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

MENINO, EMBAIXADOR DO REI DA PIB DE NOVA IGUAÇU, MORRE JOGANDO BALEIA AZUL.. Para quem ainda não sabe o que é e como funciona o Jogo, assista a reportagem e fique atento! Pois já são centenas de crianças, jovens e adolescentes fazendo parte desse pacto de morte achando que é apenas um jogo! São vidas indo direto pro inferno!!!

Jovem morreu após participar do desafio da Baleia Azul no Brasil?

O post foi inicialmente publicado em 8 de abril de 2017 e usava como fonte um membro de uma congregação da região. Nós não vamos identificar quem postou e quem era a vítima, mas vamos aos fatos: a morte do menino de 13 anos é real e a causa é, provavelmente, suicídio. Porém, a história não tem nada a ver com o jogo da Baleia Azul.

Depois que o boato foi publicado em redes sociais, algumas reações puderam ser vistas. Em meio a comentários indignados, muitos compartilhamentos e pessoas copiando o conteúdo e repassando para outras redes (vimos um vídeo com o título “Baleia Azul faz primeira vítima no Brasil” e prints da postagem do Facebook no WhatsApp), a família do jovem se esforçava em desmentir a história.

Já nos comentários, alguns parentes afirmavam que a história não passava de um boato. A vítima não tinha acesso contínuo à internet e estava sofrendo de depressão (isso sim merece toda a atenção). Entramos em contato com um primo do rapaz, que nos contou o que aconteceu. Leia:

Olá, bem, eu sou primo em primeiro grau dele, ele é filho da minha tia, que é irmã da minha mãe, a causa morte dada pela perícia e confirmada pelo legista foi de asfixia por enforcamento, e sim, ele tirou a própria vida, pois não tinha sinais de luta nem de arrombamento na casa, ele estava sozinho, saiu do colégio cedo, está em época de prova, e agiu naturalmente com todos, foi na minha vó, deu um beijo nela, foi na casa da minha outra tia e fez o mesmo, meus tios, pais dele, trabalham durante o dia, minha tia(mãe dele) trabalha inclusive na escola que ele estudava, e segundo ela esses dias ele não sofreu bullying ou algo do tipo, mas é agora que ela pode não ter prestado atenção, na minha opinião e de outros membros da família é que ele sofria calado de depressão e tirou sua própria vida, ele não tinha acesso a internet, ele não tinha redes sociais, ele tinha 13 mas era praticamente uma criança, ainda tava descobrindo a vida, fazia planos pro futuro, dizia que iria casar. Infelizmente não tinha um acompanhamento psicológico, e deu no que deu. Espero que o meu relato ajude a esclarecer tudo. Um abraço!

Após a história se espalhar, a própria liderança da igreja na qual o adolescente participava desmentiu a tese que ligava a morte do rapaz ao jogo da Baleia Azul. Leia:

NOTA DE PESAR: Após um dia triste e pesado, a liderança da Embaixada Missionário Zacarias Campelo, da PIB de Nova Iguaçu, sente a necessidade de esclarecimento do recente falecimento de seu ER (Nome do rapaz). Não se pode afirmar o motivo do falecimento, tampouco ligá-lo a qualquer tipo de “jogo” ou “ritual”.

Enquanto não houver laudos periciais e investigações policiais conclusivos, qualquer afirmação é, no mínimo, irresponsável. Deste modo, reiteramos nosso pesar e continuamos em espírito de oração para que Deus conforte a família neste momento difícil.

Depois de tanto escrever, vamos resumir mais uma vez, só para ficar bem claro: a morte do rapaz aconteceu, a perícia suspeita de suicídio, mas ainda não cravou a causa do falecimento. De uma forma ou outra, o caso não tem nada a ver com o jogo da Baleia Azul. Então, calma lá gente. Antes de sair compartilhando sobre o tal jogo, tenha muito cuidado com as informações.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Beth de Paula e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.