Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Javali gigante de 682 kg é caçado em Lages, Santa Catarina #boato

Javali gigante de 682 kg é caçado em Lages, Santa Catarina #boato

Javali gigante de 682 kg é caçado em Lages, Santa Catarina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Javali gigante de 682 quilos é capturado e morto por caçadores em Lages, Santa Catarina, mostra foto. 

Com quase, se não com a mesma, frequência de notícias reais, as notícias falsas se espalham pela internet. Às vezes, as histórias vêm acompanhada de imagens para tirar a prova dos nove.

A última imagem que viralizou na internet aponta para um javali gigante. Segundo a publicação, um javali de 682 quilos foi capturado e morto caçadores em Lages, Santa Catarina. Leia o que dizem as mensagens:

Versão 1: Javali morto em Lages SC, pesando 682 kilos. Versão 2: Javali morto na localidade de Sao Jorge – Coxilha Rica – Município de LAGES SC, pesando 682 kg, em 20/06/2019

Javali gigante de 682 kg é caçado em Lages, Santa Catarina?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A história viralizou em diversos lugares e serviu até como argumento pró-caça. Porém, é história de caçador. Entenda os porquês.

De cara, achamos a história muito estranha e resolvemos buscar informações sobre o caso. Durante a busca, descobrimos que a história viralizou com uma das imagens e chegou a virar notícias em sites locais. Porém, não procede. Uma das notícias cita como fonte da informação o caçador da cidade de Lages, Gustavo Pagliosa.

A partir daí, o próprio Gustavo se manifestou sobre o assunto. Em sua conta no Facebook, o caçador negou que o javali tenha 682 quilos e informou que o animal pesava cerca de 150 quilos. Confira na publicação:

Então! Essa foi a equipe que abateu o javali, por experiência, calculamos um peso de 150 k mais ou menos! EU NÃO sei de onde tiraram todo esse peso de 682, isso não existe, e qualquer um que tenha nem que seja uma pequena noção de peso sabe disso. Devido alguém ter inventado esse peso, já te espalhado essa foto por diversos lugares. Reafirmo que NÃO FOI EU que passei esta pesagem. 

Por sinal, vale dizer que, em sua página, há diversas imagens de caçadas. Mas não foi só isso que nos levou a concordar com o comentário, e sim o fato de que os javalis não costumam chegar a 700 kg. Normalmente, os machos pesam entre 50 e 250 kg e as fêmeas entre 40 e 200 kg. Vale dizer que o abate do animal é permitido no Brasil. Isso porque o animal é uma das espécies invasoras mais prejudiciais ao meio ambiente.

Pois bem, nessas imagens, o animal aparece gigante por causa da perspectiva em que ela foi tirada (não sabemos se isso foi intencional). Aqui, no Boatos.org, já apareceram histórias semelhantes, como no caso da tartaruga gigante e do jacaré açu gigante.

Em 2007, nos Estados Unidos, houve um caso parecido, em que a imprensa acreditou que se tratava de um animal gigante. As imagens mostravam um menino de 11 anos atirando em um porco gigante. Segundo os caçadores, o animal pesava cerca de 477 kg. Na época, a autenticidade das imagens foram questionadas e, mais tarde, descobriu -se que as fotos foram manipuladas para deixar o animal maior do que realmente era. Além disso, o porco gigante era na verdade um porco doméstico chamado de “Fred”.

Resumindo: a caçada houve, mas o javali, de acordo com o próprio caçador, não tem 682 quilos. Ou seja, tudo não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.