Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Jacaré ataca banhistas na praia da Macumba, em Grumari (RJ) #boato

Jacaré ataca banhistas na praia da Macumba, em Grumari (RJ) #boato

Boato – Banhistas da praia da Macumba, no Rio de Janeiro, são atacados por jacaré. Imagens mostram o momento do ataque.

Há poucas horas, desmentimos uma história que falava de “crocodilo australiano em praias brasileiras”. Não demorou e o alerta mudou: agora, são os jacarés que “estão na praia”.

A história que viralizou online aponta que banhistas na praia da Macumba, em Grumari, no Rio de Janeiro, foram atacados por um jacaré. Há versões que apontam para ataques na praia do Sahy, em Mangaratiba. Junto à publicação, circula imagens do jacaré e do momento em que os banhistas são surpreendidos pelo animal. Leia o que diz a mensagem:

Versão 1: BANHISTAS, TENHAM CUIDADO COM JACARÉS NAS PRAIAS Praia da macumba perto da subida de Grumari Versão 2:Jacaré ataca banhista na praia do Sahy em Mangaratiba. O morador de Duque de Caxias foi atacado hoje sexta feira na praia do Sahy em Mangaratiba, teve ferimento severo na perna devido a mordida do animal. Fiquem atentos banhista que não conhece a localidade, pois a mesma está infestada de jacaré.

Jacaré ataca banhistas na praia da Macumba, em Grumari (RJ)?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que muita gente ficou assustada com o alerta. Tudo em vão, já que a história não passava de #boato. O motivo é simples e você já vai entender o porquê.

O primeiro indício de que estamos a caminho de mais uma “história de pescador” está na própria mensagem, que carrega as principais características de boatos online: vaga, alarmista e sem fontes confiáveis. Além disso, ao pesquisar sobre o assunto nos principais meios de comunicação, não encontramos nenhuma notícia sobre “ataque de jacarés” ou “jacarés nas praias”.

Tem mais uma questão: a chance de ser um jacaré nas imagens é quase impossível. Isso porque jacarés não vivem na água salgada, o que nos leva a hipótese de que se trata de um crocodilo. Pois bem, não existem crocodilos no Brasil, como já explicamos aqui.

Ao pesquisar a origem das imagens, matamos a charada. Na realidade, o episódio aconteceu na praia do Parque Nacional de Tayrona, em Santa Maria, na Colômbia. Segundo o Portal R7, o crocodilo invadiu a praia e forçou a saída dos banhistas que estavam no local. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido.

Resumindo: nenhum banhista da praia da Macumba ou do Sahy foi atacado por jacarés. Nem são jacarés e as imagens nem foram registradas no Brasil. Ou seja, é tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.