Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Jacaré açu gigante de 14 metros é encontrado na Ilha de Marajó, no Pará #boato

Jacaré açu gigante de 14 metros é encontrado na Ilha de Marajó, no Pará #boato

Boato – Imagens mostram jacaré açu gigante que foi encontrado e morto na Ilha de Marajó (Pará). Ele tinha 14 metros, 400 quilos e já havia afundado um navio.

É fato que a internet se tornou terreno fértil para a disseminação de diversas “histórias de pescador”. O que ficava apenas em conversas de bar hoje circula a torto e a direito por aí. É o caso da “notícia” que será tratada hoje por aqui.

De acordo com informações que circulam online, um jacaré gigante da espécie açu foi encontrado na Ilha de Marajó (Pará). De acordo com a história, ele tinha 14 metros, foi morto por pescadores e já havia sido responsável pelo naufrágio de um navio há 38 anos. Leia o texto que circula online:

Jacaré gigante é assassinado no Marajó Gigante jacaré Açu foi visto e morto por pescadores na divisa das Regiões de Muana e Limoeiro do ajuru na baía do marapata com o rio Tocantins na ilha do Marajó hoje 16/05. O Animal pesando 2/5 toneladas e 14 metros aproximadamente.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Moradores da redondeza contaram a biólogos que o animal tinha aproximadamente 170 anos de vida! E já tinha feito vítimas fatais como do naufrágio do navio que transportava 96 passageiros com destino a Óbidos no ano de 1980 a 38 anos a trás. Que apenas 18 pessoas foram achadas com vida, e as outras 78 nem os corpos até hoje foram encontrados.

Jacaré açu gigante de 14 metros é encontrado na Ilha do Marajó?

É claro que as fotos são impressionantes. Mas será mesmo que a história que fala do jacaré encontrado na Ilha de Marajó que tem 14 metros e blábláblá é real? É claro que não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ponto inicial: temos uma grande impressão de que as imagens foram editadas. Mas como não temos certeza disso (quem tiver provas, nos ajude), partimos de outros fatores para desmistificar o caso.

O primeiro está na discrepância entre o que é descrito e as próprias imagens. Obviamente, o animal da foto não tem 14 metros. É só olhar a proporção entre o tamanho dele e dos pescadores.

Além disso, o animal usado na imagem (ou montagem como preferir) sequer é um jacaré. O formato da cabeça e dos dentes mostram que o animal é um crocodilo (mais detalhes sobre as diferenças aqui). Detalhe importante: não existem crocodilos no Brasil.

Com isso (e com buscas que mostraram as mesmas imagens circulando como se fossem de países asiáticos), chegamos à conclusão de que elas não são do Brasil. Mas ainda ficou uma dúvida: será que há alguma chance da história ser real? Também não.

Para começar, a história carrega todas as características de notícias falsas online (que vocês já sabem). Além disso, o causo do “jacaré que afundou o navio” ou mesmo da “captura do animal” não saiu em nenhum veículo de mídia confiável. Outro ponto: a página que publicou a mensagem é de notícias falsas (assumidamente, por sinal) e nada mais fez do que “evoluir” (aumentando o tamanho do jacaré, por exemplo) uma fake news de 2015.

Resumindo: mesmo sem ter certeza absoluta de que se trata de uma montagem, sabemos que a história que aponta que um jacaré açu gigante de 14 metros foi encontrado na Ilha de Marajó é falsa. Não passa de mais um boato online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.