Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > JAC Motors baixou a empresa e vai encerrar atividades no Brasil #boato

JAC Motors baixou a empresa e vai encerrar atividades no Brasil #boato

Boato – Salve-se quem puder. A JAC Motors baixou a empresa junto à Receita Federal do Brasil. Empresa chinesa deve encerrar atividades no país.

Que o setor produtivo no Brasil tem sofrido o impacto da crise que se arrasta há alguns anos no país, muita gente já sabe. Porém, raros são os casos de empresas que resolvem tomar a “atitude radical” de “desistir do Brasil”. Por isso, que uma notícia dessas sempre causa um alvoroço e, claro, muitos boatos na internet.

Em fevereiro deste ano, um boato que dava conta que FNAC iria encerrar as atividades no Brasil chamou atenção na internet. Agora, outra notícia dessas têm chamado atenção online. A bola da vez seria a empresa chinesa JAC Motors. De acordo com um texto que circula online, a empresa pediu baixa à Receita Federal e vai sair do país. A prova seria um documento (que está ao final do texto). Leia:

*Utilidade Pública* JAC Motors baixou a empresa junto à Receita Federal do Brasil, ou seja, salve-se quem puder! Se vc tem ou conhece alguém que tem carro dessa marca, venda enquanto é tempo! A tragédia já está anunciada!

JAC Motors baixou a empresa e vai encerrar atividades no Brasil?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que a história circulou muito na internet, principalmente entre as pessoas que criticam a forma que a economia tem sido tocada no Brasil nos últimos governos. Mas será mesmo que é verdade a história que aponta que a JAC Motors vai sair do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, entramos em contato com a própria JAC Motors. Recebemos como resposta que, de fato, o documento é verdadeiro. Porém, isso não significa que a empresa vai sair do país. Leia a resposta, enviada por meio da assessoria de imprensa da empresa:

“Em resposta à informação que está circulando no Whatsapp, o Grupo SHC esclarece que a empresa que teve o cancelamento do CNPJ (requerido por nós) foi a JAC Motors do Brasil Automóveis SA, joint-venture constituída entre o Grupo SHC e a JAC Motors na China pra construção da fábrica no Estado da Bahia. Nosso novo projeto industrial será menor e integralmente controlado pelo Grupo SHC, empresa 100% brasileira. Desse modo, seguiremos com o novo projeto, mantendo normalmente as operações da marca no Brasil.”

Agora que você viu a resposta, vamos explicar o caso com mais detalhes: a empresa iniciou as atividades no Brasil por meio de uma importadora, o Grupo SHC (de propriedade do empresário Sérgio Habib). No ano seguinte, o Grupo SHC anunciou que iria construir uma fábrica de empresa na Bahia.

Foi nessa época que a “JAC Motors do Brasil Automóveis SA” foi fundada. Porém, os planos para a fábrica acabaram não dando certo e, mesmo ela estando pronta, ainda não entrou em funcionamento. Com isso, o Grupo SHC entendeu que não seria preciso manter a “JAC Motors do Brasil Automóveis SA” para tocar as atividades e deu baixa à empresa em fevereiro deste ano.

De qualquer forma, foi garantido que as atividades seguem normalmente. Ou seja, as operações continuam as mesmas. Veja o que a empresa tem para falar sobre a continuação das atividades:

A JAC Motors trabalha arduamente na expansão da rede de concessionários da marca, com a abertura, já em 2017, de 9 novos pontos de vendas – Santo André, Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas, no Estado de São Paulo, além de Caxias do Sul (RS), Manaus (AM), Natal (RN), Aracaju (SE) e Vitória (ES). Para 2018, a marca tem o plano de abrir outras 15 concessionárias. Quanto à fábrica no Brasil, a JAC Motors sustenta que permanece trabalhando junto às autoridades, no sentido de viabilizar o projeto de investimento de R$ 200 milhões para a produção anual de 20 mil unidades.

Resumindo: a história que fala que a “tragédia já está anunciada” não passa de alarmismo por parte de alguém que pegou uma informação sem contexto. A baixa do “nome” da empresa até é real, mas a JAC vai continuar no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Marcelo Almeida, Felipe Mendonça e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 93316821.

Jac Motors vai encerrar atividades no Brasil, diz boato
Jac Motors vai encerrar atividades no Brasil, diz boato