Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Israel doou 15 helicópteros de guerra ao Brasil durante visita de Bolsonaro #boato

Israel doou 15 helicópteros de guerra ao Brasil durante visita de Bolsonaro #boato

Boato – Após visita de Bolsonaro a Israel, Brasil ganha, de presente, 15 helicópteros AH-64 Apache que são usados em guerra.

A agenda do presidente Jair Bolsonaro anda agitada nas últimas semanas. No domingo, 31 de março de 2019, o presidente da República chegou a Israel para uma visita, onde mostrou uma nova postura da política externa brasileira.

Durante sua estadia, Bolsonaro visitou locais históricos, como o Museu do Holocausto, em Jerusalém, e também participou de uma reunião com 200 empresários brasileiros e israelenses. E, segundo publicações na internet, a visita a Israel trouxe um retorno positivo para o Brasil.

De acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro teria ganhado 15 helicópteros de modelo AH-64 Apache, que são comumente utilizados em guerras. Confira duas versões da mensagem que circula junto com imagens de um dos helicópteros:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “Viva nosso presidente!!! Israel doou 15 helicópteros AH-64 Agora sim! Vamos ver quem vai ser macho de ficar fazendo palhaçada de fuzil e .50 na favela! Ganhamos 15 helicópteros AH-64 Apache”. Versão 2: “Presidente Bolsonaro mandou vir 15 helicópteros AH-64 !!!! Sistema de mira de câmeras coisa de outro mundo !!! Chegaram 2 AH-64 hoje no Rio de janeiro !!!”.

Israel doou 15 helicópteros de guerra ao Brasil durante visita de Bolsonaro?

A informação dividiu os internautas: alguns criticaram a aquisição, já outros comemoraram a suposta doação dos helicópteros. Mas a pergunta que não quer calar é: será que Israel teria realmente doado 15 helicópteros de guerra para o Brasil? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de fake news na internet: são vagas (não dá muitos detalhes sobre a doação), alarmistas (fala, inclusive, em guerra), possuem erros de português e não cita fontes confiáveis.

Na realidade, a história surgiu por uma mistura de situações nos últimos dias. A primeira delas foi a visita do presidente Jair Bolsonaro a Israel. Durante a visita, ele abriu a possibilidade de exploração conjunta de minérios, como o nióbio e o grafeno. Entretanto, nada encontramos sobre uma possível doação de helicópteros após a passagem de Bolsonaro pelo país.

A segunda situação foi a realização de uma feira de artigos militares no Rio de Janeiro, a Laad Defence & Security, que começou no dia 2 de abril de 2019. No primeiro dia de evento, os veículos militares chamaram grande atenção do público. E foi aí que descobrimos a origem das imagens que estão sendo usadas na história de hoje.

Uma das empresas participantes da feira, a Turkish Aerospace, foi um dos destaques do primeiro dia da Laad. A empresa turca apresentou durante o evento um de seus helicópteros (o mesmo que aparece nas fotos da suposta doação de Israel). E, ao contrário do que diz a história, o modelo da imagem é um T129 Atak e não um AH-64 Apache.

No final de março de 2019, antes da feira, a empresa turca realizou apresentações com o helicóptero em terras tupiniquins. A demonstração teria ocorrido após testes e avaliações do modelo, em planta, na Indústria Aeroespacial da Turquia, sob supervisão da chefatura de Aviação do Brasil.

Em resumo: a história que diz que Israel doou 15 helicópteros de guerra para o Brasil após visita do presidente Bolsonaro é falsa! As fotos utilizadas nas publicações, na realidade, são do modelo T129 Atak, apresentado pela empresa Turkish Aerospace durante uma feira de artigos militares no Rio de Janeiro. Além disso, não existem informações sobre uma possível doação de helicópteros entre os dois países. Ou seja, a história é balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.