Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Internauta escreve texto sobre má educação para formando de Relações Internacionais da UFRGS #boato

Internauta escreve texto sobre má educação para formando de Relações Internacionais da UFRGS #boato

Internauta escreveu texto sobre má educação para formando de Relações Internacionais da UFRGS, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após dançar Pabllo Vittar em formatura, aluno de Relações Internacionais da UFRGS é criticado por má educação por internauta em texto com título “queridos formandos, burros e jumentos”.

O momento da formatura é a ocasião mais esperada por aqueles que se dedicaram meses ou anos estudando em unidades de ensino (cursos técnicos, graduação etc).

E na hora da comemoração, vale quase tudo (só não vale tentar estragar a felicidade do outro). Pensando nisso, um formando de Relações Internacionais da UFRGS resolveu comemorar do seu jeito e brilhou na formatura e nas redes sociais. O jovem dançou ao som de Pabllo Vittar ao receber o diploma.

Mas parece que nem todo mundo gostou da interpretação. De acordo com um texto que está rolando nas redes sociais, “péssimas universidades” estão formando “péssimos alunos”. Segundo a publicação, o texto teria sido escrito para criticar a postura de má-educação do jovem da UFRGS. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“Perfeito o texto de Maurício Mühlmann Erthal em relação à colação de grau do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorrida no dia 3 de fevereiro, em Porto Alegre/RS. *QUERIDOS FORMANDOS, BURROS E JUMENTOS!*

Se alguém ainda tinha alguma dúvida, o ranking do Pisa provou de uma vez por todas que a tal “pátria educadora”, que encheu péssimas universidades com péssimos alunos formados por péssimos professores, era apenas um embuste. Distribuir diplomas a pessoas de baixa inteligência, nenhum talento, estúpidas, cotistas, etc, é como carimbar o traseiro de bois e vacas que estão indo para o abate (neste caso justificável).

Na nossa cultura deformada pelo ‘coitadismo’, ou para falar mais academicamente, pelo ethos-igualitarista moderno, teimamos em achar que a Universidade é para todos. Nunca foi e nunca será. Essa é uma das maiores mentiras da modernidade. A decadência da civilização se iniciou com a universalização do ensino, com a troca da formação espiritual e intelectual puras, “ars gratia artis” no sentido aristotélico, pelo adestramento meramente utilitarista para fins de sobrevivência”. […]

Internauta escreveu texto sobre má educação para formando de Relações Internacionais da UFRGS?

O texto viralizou nas redes sociais e está causando uma dualidade de sentimentos: enquanto uns ficaram com raiva, outros aprovaram as palavras. Mas será que essa história de que o texto teria sido escrito para criticar o estudante de Relações Internacionais da UFRGS é real? Não é.

Vamos aos detalhes! De cara, resolvemos buscar por mais informações sobre a autoria do texto. E o que descobrimos foi que a autoria está correta. Porém, o propósito da publicação não. Maurício Erthal publicou o texto no Facebook no dia 7 de dezembro de 2019, acompanhado de uma foto de uma manifestação.

Mas, ao contrário do que diz a história, o contexto não tem nada a ver com a formatura de Relações Internacionais da UFRGS. A publicação, na verdade, foi criada como uma resposta à notícia de que o Brasil ficou entre as 20 piores colocações no desempenho do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Como é possível ver na publicação original, a parte que diz que o texto teria sido feito para criticar a atitude do formando de Relações Internacionais da UFRGS foi acrescentada posteriormente.

Em resumo: a história que diz que um texto teria sido escrito para criticar a má-educação do formando em Relações Internacionais da UFRGS é falsa! O texto, na verdade, foi escrito em 2019. Na época, a publicação foi feita para criticar o desempenho do Brasil no Pisa. Ou seja, o texto é real, mas a história de que ele foi feito para criticar a formatura da UFRGS é falsa! Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UFrJdo