Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Informação errada: Prova da Saerj tem questão sobre Valesca Popozuda

Informação errada: Prova da Saerj tem questão sobre Valesca Popozuda

Boato aponta que SAERJ colocou questão com Valesca Popozuda em prova
Boato aponta que SAERJ colocou questão com Valesca Popozuda em prova

Boato – Uma das questões do exame aplicado para todos os alunos do Estado do Rio de Janeiro fala sobre uma música da “grande pensadora contemporânea Walesca Popuzuda”.

Em 2014, uma das músicas que mais tem feito sucesso no Brasil é o hit “Beijinho no Ombro”, da funkeira carioca Valesca Popozuda. A fama da música é tanta que, em abril de 2014, vazou na internet uma imagem e um texto que aponta que a letra da música foi utilizada em uma prova. A imagem continha a seguinte questão:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Segundo a grande pensadora contemporânea, Walesca Popozuda, se bater de frente :

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

a) É só tiro, porrada e bomba.

b) É só beijinho no ombro.

c) É recalque.

d) É vida longa.

Uma das versões do texto que acompanha a história diz o seguinte:

Olha a prova que foi aplicada para os alunos do Estado do Rj – Prova Saerj. Esse SAERJ é o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro existe desde 2008 e foi criado com o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Não tenho palavras para tamanha… Melhor nem dizer. — com Só no “Pior País do Mundo!!!!!!!!”

Antes de explicar esta história melhor, vamos contextualizar algumas coisas. A primeira delas é o que é a Prova Saerj. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) é aplicado anualmente para avaliar a qualidade de ensino dos alunos. Dito isso, vamos ao primeiro fato: a prova não é da Saerj, como dito no post.

O jornal O Globo deu a matéria (que pode ser lida aqui) e aponta que a Secretaria de Educação desmentiu que colocou a questão em um prova. Mas então, de onde veio o raio da questão sobre a Valesca Popozuda?

De acordo com o jornal Correio Braziliense, ela veio no Distrito Federal. Nesta reportagem, o site do jornal aponta que um professor de uma escola de Taguatinga (cidade-satélite do DF) colocou a questão em uma prova de Filosofia para alunos do Ensino Médio.

Conclusão: ao contrário do que se noticiava, a questão sobre a grande pensadora contemporânea Valesca Popozuda foi utilizada em uma prova de escola no Distrito Federal e não no exame de avaliação. Ou seja, a questão existiu. Só o local da prova que foi errado.

Antes de encerrar, duas coisas a ponderar. Antes de massacrar o tal professor que colocou a questão na prova, é válido tentar saber qual era o contexto no qual a questão foi inserida. Talvez, o intuito fosse tentar descontrair e dar um “break” em um prova. Isso só o próprio professor poderá dizer.

A segunda coisa é que, além de errar no título de Valesca Popozuda (que, apesar dos fãs, não é nenhuma grande pensadora contemporânea), o professor que fez a prova errou o nome dela. Como é possível ver na imagem, a “Walesca Popozuda” está escrito com “W”. Vai que é essa a grande pensadora que ele estava se referindo.