Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Greve geral no Brasil vai acontecer no dia 3 de novembro #boato

Greve geral no Brasil vai acontecer no dia 3 de novembro #boato

Boato – Uma greve geral está marcada para acontecer no dia 3 de novembro de 2016. Medida é para governo reavaliar prejuízos causados a trabalhadores.

Assim como na época do governo Dilma após junho de 2013, o número de pessoas insatisfeitas com o governo Temer no Brasil é grande. Na internet, as críticas são refletidas em posts, comentários e compartilhamentos. O grande problema é, que assim como na época de Dilma, nem tudo que sai na internet é verdadeira.

Greve geral vai acontecer no Brasil dia 26 de junho, diz boato
Greve geral vai acontecer no Brasil no dia 3 de novembro, diz boato

A mais nova história que circula por redes sociais dá conta que uma greve geral no Brasil está marcada para o dia 03 de novembro de 2016. Um “edital” chamando as pessoas para “não fazer nada” diz o seguinte. Leia:

GREVE GERAL: Edital de convocação de Greve geral marcada para o dia 03- 11- 2016. Local em todas as cidades Brasileiras capitais e interior. A comissão de organização e negociações e livre para todos representantes dos trabalhadores. Essa GREVE GERAL tem uma finalidade barrar o governo federal para que não tirem os direitos previdenciários histórico adquirido, reavaliar os prejuízos causados ao trabalhador Brasileiro.

CONVOCAMOS todas entidades representativas, centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, estudantes, e a população de modo geral afinal todos somos trabalhadores. Não podemos perder o que já é nosso por direto e por lei. É hora de #LUTABRASIL#. Repassem para seus amigos todos precisam saber dessa GREVE GERAL vamos parar todos os setores em todo Brasil.                       

Além do “edital” de chamamento, há também algo que seria o discurso do presidente da OAB. No texto ele estaria falando sobre “safadeza”. Mas será mesmo que é real esta história de greve geral? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Antes de falar da greve geral, precisamos falar do discurso. Aqui no Boatos.org, nós já desmentimos a história. O próprio presidente da OAB apontou que nunca falou nada sobre “safadeza”. Muito menos em um discurso. Dito isso, vamos à “greve”.

Tentamos levantar alguns caminhos que apontem para a tal “greve geral” e não achamos nenhum indício de que ela tenha qualquer adesão. O primeiro ponto está na repercussão da mídia sobreo assunto, que é zero. Não há nenhuma matéria que fale sobre qualquer mobilização em “todos os setores” da sociedade.

Para além disso, tentamos ver se os sindicatos estão organizando algum movimento para o dia 3 de novembro. Também como era de se esperar, não há nada sobre o assunto. Há sim, uma paralisação (para filiados de alguns dos sindicatos) para novembro. Só que ela está marcada para o dia 11 e não 3.

Vale lembrar que esse papo de “greve geral” vem desde os tempos do governo Dilma. Aqui no Boatos.org, Desmentimos essa história em 2013 e em 2015.

Resumindo: nem o texto do presidente da OAB nem a convocação de greve geral é verdadeira. Há sim, movimentos contra a política de Temer em relação a trabalhadores. Só que nenhum deles é para o dia 3 de novembro de 2016.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Ana Blanco, Joel Rocha, João  Batista  de Paulo, Pastor Geracino Inacio De Oliveira e mais três leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp pelo telefone (61) 99331-6821.