Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Greve dos caminhoneiros será deflagrada em dezembro de 2019 #boato

Greve dos caminhoneiros será deflagrada em dezembro de 2019 #boato

Greve dos caminhoneiros será deflagrada em dezembro de 2019, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Caminhoneiros organizam greve geral nos dias 2, 8 e 15 de dezembro após à meia-noite por causa do preço do óleo diesel e do frete mínimo. 

Entra ano, sai ano e um assunto que sempre volta a assombrar as redes sociais (e boa parte da população) é a greve dos caminhoneiros. Em 2018, os quase 10 dias de paralisação deixaram muita gente sem combustível e os estoques dos supermercados baixos.

E parece que, em 2019, os caminhoneiros também não andam muito satisfeitos com a situação. Especialmente após a aprovação da Resolução n° 5849/2019, que fixa os preços mínimos do transporte rodoviário de cargas, em julho deste ano e a alta do valor do diesel, que já supera os R$3,70. A título de curiosidade, em 2018, na semana que antecedeu a greve, o diesel custava cerca de R$3,59.

Em meio à essa insatisfação, diversas histórias sobre uma possível greve começaram a circular nas redes sociais. Algumas datas começaram a ser divulgadas, como 2, 8 e 15 de dezembro. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “HOJE SEGUNDA-FEIRA ESTÁ PREVISTO DE UMA NOVA GREVE DOS CAMINHONEIROS À PARTIR 00:00 HS DE HOJE, ELES FALAM QUE SERÁ POR TEMPO INDETERMINADO. ENTÃO TEREMOS QUE ABASTECER TUDO, POID FALTARÁ TUDO COMO: COMBUSTÍVEL, COMIDA, ETC…”.

Versão 2: “CAMINHONEIROS . Precisamos da ajuda de vocês para uma manifestação com força de parar o país, nos ajude caminheiros, nos apoiamos suas greve e agora precisamos que apoiem a nossa. Vamos para tudo dia 08/12”.

Versão 3: “Caminhoneiros autônomos do Brasil estão organizando uma nova paralisação, e segundo consta numa carta que está sendo compartilhada em grupos de Whatsapp, o início da nova greve dos caminhoneiros está prevista para o dia 15 de dezembro deste ano”.

Greve dos caminhoneiros será deflagrada em dezembro de 2019?

A informação acendeu o sinal de alerta em muitos brasileiros, que já estão preocupados com toda a repercussão da história. Mas será que os caminhoneiros realmente já marcaram uma data para o início de uma nova greve?! Não é!

Vamos aos detalhes! É fato que a situação entre governo e caminhoneiros anda tensa. Além disso, a ameaça de uma paralisação também é sempre utilizada pela classe para a negociação, até porque ela possui poder. Porém, tudo aponta que a greve de dezembro, a priori, seja um alarme falso.

O primeiro ponto para desmentirmos essa história é o vasto histórico de casos falsos sobre greves aqui no Boatos.org. Um exemplo é a história que dizia que caminhoneiros teriam marcado uma greve para o dia 30 de junho de 2019. Também o caso que apontava que os caminhoneiros fariam uma greve em apoio a Bolsonaro e à reforma da Previdência e, por fim, a história que indicava que a classe caminhoneira faria uma greve geral no dia 29 de abril de 2019.

Além disso, a situação atual mostra uma divisão entre a classe. Vale ressaltar que a maioria das lideranças se mostrou desfavorável à uma nova paralisação. Como se isso não bastasse, as principais lideranças da greve de maio de 2018, como a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e a União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), não se mostraram favoráveis à greve.

É importante destacar que uma das datas (2 de dezembro) já passou e nenhuma greve foi registrada. Além disso, parece não haver uma movimentação para as outras datas. Por fim, alarmes falsos sobre esse assunto têm sido bastante comuns na internet, o número de desmentidos do Boatos.org sobre o tema fornece um parâmetro.

Em resumo: a história que diz que caminhoneiros estão organizando uma nova greve para os dias 2, 8 e 15 de dezembro é falsa! As principais lideranças já se desmonstraram não favoráveis à essa paralisação e, por fim, não existe uma movimentação que indique que a classe irá entrar em greve. Ou seja, #boato dos grandes. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2rJGq2y
Marcações: