Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Globo recebe visita da Polícia Federal durante Operação Peandra #boato

Globo recebe visita da Polícia Federal durante Operação Peandra #boato

Globo recebe visita da Polícia Federal durante Operação Peandra, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Rede Globo recebeu visita da Polícia Federal durante Operação Peandra. Os agentes federais cumpriram mandado de busca e apreensão de documentos e computadores da empresa.

As operações da Polícia Federal sempre viram assunto nas redes sociais, não só pelos criativos nomes, mas também quando são deflagradas em torno de figuras públicas ou grandes empresas conhecidas na mídia, como no nosso caso de hoje.

Recentemente, começou a circular na internet uma história que diz que a Rede Globo recebeu a visita da Polícia Federal durante uma operação chamada Peandra. Segundo a notícia, os agentes federais teriam cumprido um mandado de busca de apreensão de documentos e computadores da empresa. Veja o texto original da publicação que está sendo compartilhada pelos internautas:

Rede Globo sendo visitada pela Polícia Federal. Cumprindo mandato de busca e apreensão de documentos,computadores etc etc.
Referente a repasse de verbas supermilionárias. Será que o Jornal Nacional vai colocar no Ar ?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

OPERACAO PEANDRA .. Polícias da federal….foram a rede Globo.. e fizeram uma busca nós computadores da empresa… sobre o dinheiro público .. Levaram vários documentos..da rede Globo

Teresinha: *Ceará – creches.* – Sex… infantil. – M… de crianças. Prefeito Roberto Claudio, PSB,_ _Gov. Camilo Santana, PT_ Os dois são crias do *Império Família Gomes* Ciro/Cid Gomes

Globo recebeu visita da Polícia Federal durante Operação Peandra?

É óbvio que a visita da Polícia Federal com mandado de busca e apreensão de documentos e computadores da maior emissora de TV do país deixaria a população curiosa para saber o que, de fato, está por trás da operação dos agentes federais. Mas será mesmo que isso aconteceu? A resposta é não! E você vai entender o porquê a partir dos fatos a seguir.

Primeiramente, o que podemos dizer que é a mensagem das publicações que estão rodando as redes sociais carrega todas as características de notícias falsas: é vaga (não dá detalhes sobre do que se trata a operação da PF), alarmista (tem o intuito de atrair a atenção dos internautas e gerar burburinho), possui vários erros de português e, ainda, não cita fontes confiáveis que possam dar credibilidade ao que está sendo dito.

Em segundo lugar, apesar de o texto argumentar se “a Globo não vai mostrar”, a verdade é que, ao buscarmos sobre a tal busca e apreensão, não só não encontramos nada divulgado pela empresa como também não achamos notícias sobre o assunto em nenhuma fonte confiável.

Ou seja, mesmo que a emissora não quisesse divulgar o assunto, sem dúvidas, a PF divulgaria a suposta Operação Peandra, o que não aconteceu. Aliás, descobrimos que sequer existe uma operação da Polícia Federal com esse nome.

Em terceiro lugar, outro fato que desmente toda essa história de busca e apreensão na Globo é que as imagens utilizadas como da tal operação foram retiradas de contexto. A primeira delas, que mostra a frente da sede da Globo do Rio de Janeiro, por exemplo, se trata de uma imagem de ilustração que circula online, no mínimo, desde 2013, como você pode ver aqui nesse link.

A segunda foto, que mostra as policiais próximas a um carro, foi tirada em uma operação da Polícia Federal chamada “Sufrágio Ostentação”, que investigava o caso de “laranjas” do PSL ligados ao ministro do Turismo, Marcelo Álvares, em Minas Gerais (veja aqui a notícia). Não encontramos a origem da terceira imagem usada na publicação que está circulando online, mas, com certeza, até aqui, já podemos cravar toda essa história como falsa.

Resumindo: A publicação que diz que a Globo recebeu visita da Polícia Federal durante a Operação Peandra, que supostamente teria cumprido um mandado de busca e apreensão de documentos e computadores da empresa, não passa de um boato. Isso porque a tal operação da PF sequer existe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.