Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeos mostram Globo sendo hostilizada por moradores de Brumadinho #boato

Vídeos mostram Globo sendo hostilizada por moradores de Brumadinho #boato

Boato – Vídeos mostram repórteres da Globo sendo hostilizados por moradores durante cobertura do desastre de Brumadinho.

Após o desastre na barragem de Brumadinho, o que não tem faltado na internet é imagem (seja foto ou vídeo) atribuída falsamente ao triste episódio. Hoje, vamos falar de dois vídeos que teriam envolvido a cobertura da TV Globo na cidade mineira.

De acordo com postagens que viralizaram no WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e afins, moradores de Brumadinho hostilizaram repórteres de emissora durante entradas ao vivo de repórteres.

Em um dos vídeos, a repórter ouve gritos de “fora Globo” com o microfone nas mãos, folhas de papel e filmando as manifestações. “Globo é hostilizada em brumadinho Minas Gerais. Gritos (Fora Globo). (MAMATA ACABOU)”, diz uma das mensagens.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

No segundo vídeo, outra repórter tenta gravar uma “passagem” (momento em que o repórter fala para a câmera), mas não consegue porque ouve os gritos de “o povo não é bobo, abaixo à rede Globo”. “Rede Globo sendo expulsa pela população de Brumadinho”, diz uma mensagem.

Vídeos mostram Globo sendo hostilizada em Brumadinho?

É fato que em quase toda manifestação com fundo politico (seja de direita ou de esquerda), os repórteres da TV Globo não têm vida muito fácil. Mas será mesmo que as imagens em questão são de Brumadinho? Não, não são.

Uma busca rápida pela origem dos vídeos já nos fez chegar ao veredicto. Os dois vídeos não são recentes e não foram gravados na cidade onde aconteceu o desastre da barragem.

O “primeiro vídeo” é de uma manifestação de apoio à greve dos caminhoneiros de 2018 na cidade de Montes Claros (MG). Na ocasião, a repórter Ana Carolina Ferreira (da afiliada Inter TV) foi hostilizada por manifestantes. O episódio foi assunto nos sites O Antagonista e Diário do Centro do Mundo. Mesmo com os protestos, a matéria foi concluída.

O “segundo vídeo” circula na internet desde 2013. De acordo com essa postagem, a filmagem é de um protesto contra a corrupção do dia 21/04 daquele ano. Não sabemos mais detalhes, mas sabemos que não é de Brumadinho.

Resumindo: a história que aponta que repórteres da Globo foram hostilizados em Brumadinho é falsa. Os vídeos em questão são de outros protestos contra jornalistas da emissora e, assim como outras imagens, estão sendo compartilhados fora de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.