Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Globo Cabo é uma das donas da Samarco, diz informação falsa

Globo Cabo é uma das donas da Samarco, diz informação falsa

Boato – A Globo está escondendo informações sobre a tragédia de Mariana porque a Globo Cabo faz parte da Bradespar que investe na Vale, a dona da Samarco.

Mídia golpista que quer esconder a verdade. Volta e meia esse tipo de xingamento aparece quando matérias que não agradam a todos (aliás, qual agrada) são publicadas. Apesar de quase ninguém escapar do rótulo, a Globo é quase uma unanimidade quando falamos sobre isso.

Globo Cabo é uma das donas da Samarco, diz hoax
Globo Cabo é uma das donas da Samarco, diz hoax

Dessa vez, a denúncia que paira sobre a “vênus platinada” é a de que ela seria uma das donas da Samarco. Por isso, está tentando esconder as verdades sobre o desastre em Mariana (MG). Olhe o raciocínio de um texto, publicado inicialmente pelo colunista Leandro Mazzini e que rodou a internet:

A Vale, dona da Samarco, tem na composição societária a Bradespar, que controla 17% da mineiradora. A Bradespar é controlada pelo Bradesco e tem a Globo Cabo (Grupo Globo) como uma das sócias. A Cabo é controlada pelos três irmãos Marinho.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Opa, então tá tudo explicado. Só que não! Não que a cobertura noticiosa da Globo seja um primor, mas quem assiste TV consegue perceber que todos os dias se fala do desastre de Mariana. E, obviamente, quase nunca é positivo. Mas, nós não estamos aqui para opinar. Estamos aqui para apresentar os fatos.

Vamos aos fatos: quem é dono da Samarco?

A gente vai ter que desmembrar o texto, que já é pequeno, em menos partes ainda e já ir explicando:

1 – A Vale é dona da Samarco – Quase verdade

Para começar, a Vale não é “dona” da Samarco. Ela é uma das acionistas. De acordo com o site da empresa, a BHP Billiton Brasil Ltda. e a Vale S.A. são as principais acionistas da empresa.

2 – A Bradespar está na composição acionária da Vale – Verdade

A Bradespar realmente faz parte da Vale. Como tem o controle compartilhado da Valepar, que tem 33,7% da Vale, tem lá seus “quase” 17% no negócio. Neste link, está a composição acionária da Vale. Neste link está o relatório de como a Bradespar investe. Sim, a Bradespar é controlada pelo Bradesco.

3 – A Bradespar é controlada pelo Bradesco – Verdade

Sim, a Bradespar é controlada pelo Bradesco.

4 – A Bradespar tem como sócia a Globo Cabo – Mentira

Não tem como sócia a “Globo Cabo”. De acordo com o mesmo link de cima, quem controla é a Cidade de Deus – Cia. Comercial de Participações. Ela por sua vez, tem como donas a Elo (dos cartões) e o Bradesco. A empresa pode até ter participações se comprou ações “Free Float” (vendidas na Bovespa, por exemplo).

5 – A Globo Cabo é controlada pelos irmãos Marinho – Já foi

Para começar, a Globo Cabo não existe mais. Virou GB Empreendimentos e Participações, que foi incorporada pela NET em 2013. E pelo o que levantamos, não tem participação na Vale e na Samarco.

Resumindo: tem muita gente que fala da Globo, mas na hora de publicar algo também dá uma manipulada. A história que aponta que a Globo está aliviando para a Samarco é falsa. Não procede.

PS: este artigo foi uma sugestão do leitor André Luiz Ferreira Teixeira. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.