Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Furacão se forma na costa sul do Brasil e pode atingir RS e SC #boato

Furacão se forma na costa sul do Brasil e pode atingir RS e SC #boato

Boato – Um furacão com ventos de até 150 km/h pode atingir o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na costa Sul do Brasil.

Apesar de não ser o mais frio dos últimos 100 anos (informação que já desmentimos aqui), o inverno deste ano tem lá deixado alguns impressionados. Na região Sul do Brasil, baixas temperaturas, chuvas e fortes ventos deixaram algumas pessoas assustadas. Susto que só tem aumentado com uma notícia que circula online.

De acordo com a informação de uma mensagem no WhatsApp, um furacão está se formando na costa sul do país. A mensagem aponta que ventos de 150 km/h podem atingir o litoral dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que esse seria o primeiro furacão da história no Hemisfério Sul. Leia a mensagem que circula online:

Furacão se forma na costa sul do Brasil Ventos de 150 km/h podem atingir litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul Um furacão categoria 1 formou-se a cerca de 500 quilômetros da costa Sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, surpreendendo meteorologistas – que nunca viram a ocorrência de tal fenômeno na região. […]

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O olho do furacão pode atingir entre a Grande Florianópolis e Porto Alegre, segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho. A trajetória depende da temperatura da água, mas é praticamente certo que sua entrada ocorra entre Itajaí, no litoral norte catarinense, e a Foz do Prata, no litoral gaúcho. […]

O mar pode avançar dezenas de metros nas praias de mar aberto. É o caso da região leste da Ilha de Santa Catarina e do litoral sul catarinense. […] Furacões são comuns em certas épocas do ano, especialmente no verão, mas só no Hemisfério Norte. Esse seria o primeiro furacão já registrado em toda a história no Hemisfério Sul.

Furacão se formou na costa sul do Brasil e pode atingir RS e SC?

A mensagem circulou tanto na internet que, provavelmente, já teve gente querendo estocar alimentos. Mas será mesmo que um furacão está prestes a passar pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A verdade se revelou com duas buscas simples. A primeira delas foi pela previsão do tempo para os próximos dias na região Sul do país. Além de não ter nenhuma previsão de furacão no site da Epagri/Ciram (empresa estadual que cuida da meteorologia no estado), há uma desmentido. Leia:

Falsa notícia sobre aviso de furacão está circulando nas mídias sociais. Não reenvie falsas notícias. Verifique sempre a veracidade das informações em sites oficiais de Meteorologia. No site da Epagri/Ciram você encontra os Avisos Meteorológicos para esse final de semana: Aviso de frio intenso e mar agitado. Equipe Meteorologia (Epagri/Ciram) Assessoria de Imprensa (Epagri)

A segunda busca foi sobre o texto que está circulando online. E aí descobrimos que ele é do site Clicrbs. Detalhe: ele foi publicado em 2004. Ou seja: o texto é muito antigo. Não precisamos nem dizer que a informação está desatualizada.

Resumindo: a história que aponta que um furacão vai atingir os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina é falsa. A mensagem que circula online é de uma notícia de 2004 e as autoridades já desmentiram a balela. Keep Calm and enjoy the weekend.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.