Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Funcionário da GOL é flagrado roubando bagagens de avião, mostra vídeo #boato

Funcionário da GOL é flagrado roubando bagagens de avião, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra funcionário da companhia aérea GOL roubando bagagens de passageiro de avião no Brasil. Compartilhem!

Quando um boato se modifica e volta a circular na internet, nós somos obrigados a fazer um julgamento se vale a pena atualizar o desmentido. O principal argumento para não fazer é a questão de tempo. O principal para fazer é o diagnóstico de que a mudança foi primordial para fazer a fake news circular. É o caso da história de hoje.

Um vídeo de um homem abrindo bagagens em um avião voltou a circular na internet com uma informação “nova”: a de que ele seria um funcionário da GOL Linhas Aéreas. Assista ao vídeo e leia a mensagem que circula online:

Por favor, passar para muitos grupos, fazer chegar a todas as companhias aéreas, e as autoridades dos aeroportos poderem vir a saber o que seus funcionários fazem. ESSA AERONAVE É DA GOL LINHAS AÉREAS

Vídeo mostra funcionário da GOL flagrado roubando bagagens de avião?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente já começou a compartilhar a informação para sair mostrando o absurdo. Mas será mesmo que se trata de um funcionário da GOL? A resposta é não. Para que você não fique com dúvidas, vamos aos fatos.

No caso de hoje, estamos tratando de um boato já desmentido por aqui. A única diferença para o artigo escrito em junho deste ano é a inclusão do nome da companhia aérea. Na época, era apenas dito que “aconteceu no Brasil”. Como o caso é parecido, vamos relembrar o que escrevemos para desmentir:

Na verdade, o vídeo em questão é real. Foi de fato gravado em um aeroporto e flagrou um funcionário abrindo e mexendo em bagagens dos passageiros enquanto as colocava no avião. Porém, esse delito não aconteceu no Brasil e não tem relação nenhuma com um funcionário de uma companhia aérea brasileira.

O flagra ocorreu na Tailândia, no Aeroporto Internacional de Phuket. Em outubro de 2017 (olha aí, nem recente a história é) um funcionário de uma empresa terceira de carregadores de bagagem que atua no aeroporto tailandês foi filmado roubando objetos das malas e preso posteriormente. À época, o assunto até repercutiu na imprensa já que o vídeo viralizou na internet.

Não bastasse tudo isso, a mensagem que acompanha as imagens traz os típicos indícios de uma corrente falsa da internet. Praticamente implora por compartilhamento e vem com essa mensagem de “vamos ajudar a parar com essa situação”, que bem sabemos mais atrapalha do que ajuda e pode acabar até em tragédia (vide caso Fabiane).

Como tudo que falamos em junho vale para hoje, já temos o veredicto. A filmagem que circula online não foi feita no Brasil e tampouco é da empresa aérea GOL. Ou seja, é mais uma balela que viralizou por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.