Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fugitivos de Bauru estão chegando na região e retratos são divulgados #boato

Fugitivos de Bauru estão chegando na região e retratos são divulgados #boato

Boato – Fugitivos de Bauru estão chegando na nossa região. Compartilhe os retratos deles e tome muito cuidado com pedintes.

Antes da morte do ministro do STF Teori Zavascki e reviravoltas na Lava Jato (como a prisão de Eike Batista) o assunto mais falado na mídia era a crise prisional. Em meio a tudo isso, um dos últimos acontecimentos relevantes foi a fuga de 152 presos no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Noé de Azevedo, em Bauru (SP).

O fato aconteceu há uma semana. Agora, uma mensagem um tanto quanto assustadora tem circulado na internet: a de que fugitivos de Bauru estariam “na região”. Junto com a mensagem, as fotos do que seriam os foragidos. Leia alguns textos que circulam online:

Esses são fugitivos dá cadeia de Bauru. Estão em nossa região. Cuidado com pedintes no portão.

Esses são os fugitivos da penitenciária de Bauru. Estão em nossa região!

Cuidado! Não deixem portões abertos, não fiquem conversando dentro dos carros em lugares afastados. Agora, toda cautela será para à sua segurança!

Fugitivos de Bauru estão chegando na região e retratos foram divulgados?

É claro que, por medo, muita gente saiu compartilhando as fotos por aí. Mas será mesmo que os retratos divulgados são mesmo dos fugitivos de Bauru? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Antes de falar do boato, um detalhe: na data da publicação deste texto, 120 presos já haviam sido recapturados. De fato, há 32 presos soltos. Mas nenhum deles é os dos retratos.

Para começar, o texto tem aquela característica clássica de um boato: informações vagas. Quem lê o texto tem uma pergunta que não quer calar: qual região? E aí, vimos versões adaptadas em diversas cidades (por enquanto só no interior de São Paulo).

A segunda informação está relacionada a falta de lógica do alerta: como assim “cuidado com pedintes”? Quem foge da cadeia e resolve roubar, não vai dar uma pedinte. Se tiver que fazer algo, vai assaltar ou mesmo traficar. Além disso, se os bandidos estão foragidos como que sabem que “estão na região”?

Para encerrar a discussão, achamos alguns retratos que mostram que as fotos foram pegas ao acaso na internet. Tanto que duas delas foram de personagens de outros boatos desmentidos aqui: um deles é da Bahia. O outro é de Manaus.

Algumas das imagens tinham o nome dos “foragidos”. Um deles, Eder Henrique Minetto, foi baleado em junho do ano passado e morreu em outubro.Carlos Alberto Ghidini Júnior foi preso em São Carlos. Outros nomes sequer aparecem nas buscas. Tampouco relacionada à fuga em Bauru.

Além disso, a Polícia de São Paulo não divulgou oficialmente as fotos dos procurados. Se isso tivesse acontecido, com certeza já teria virado notícia em muito site Brasil afora. Coisa que não aconteceu.

Resumindo: o caráter da informação compartilhada, as fotos que atribuem o crédito de fugitivo erroneamente às pessoas e a falta de informações oficiais sobre o assunto denunciam que se trata de mais um boato que circula na internet. Há, sim, fugitivos de Bauro foragidos. Só não são esses. Essas fotos foram pegas ao acaso na internet.